O acesso ao ensino superior ainda é um desafio para muitos estudantes da rede pública, mas iniciativas de extensão universitária buscam reduzir essa barreira. Em Belém e Região Metropolitana, o Cursinho Alternativo da Universidade do Estado do Pará (Uepa) abre oportunidades gratuitas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026, beneficiando centenas de jovens e adultos.
O processo seletivo oferece 360 vagas distribuídas em nove turmas, incluindo uma específica para Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Podem se inscrever estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou estejam matriculados no terceiro ano, que tenham estudado em escola pública ou sejam bolsistas integrais, possuam cadastro no CadÚnico e tenham disponibilidade para aulas aos finais de semana.
Conteúdo Relacionado
- Uepa abre inscrições para cursos livres de inglês e espanhol em 2026
- Seduc abre matrículas online para novos alunos da rede estadual
- UFPA abre cursinho pré-vestibular popular para o Enem 2026
As inscrições e a prova ocorrerão simultaneamente de forma online, neste sábado (24), das 14h às 17h30, por meio do formulário disponível na bio do Instagram oficial do projeto (@cursinhoalternativouepa).
O processo combina análise do formulário e resolução de questões objetivas e subjetivas, totalizando três horas e 30 minutos de prova. Cada questão objetiva valerá 0,5 ponto, e a nota mínima para classificação é 5,0.
A divulgação da lista de aprovados está marcada para 28 de janeiro de 2026, com matrícula presencial no dia 31, no Campus I/CCSE da Uepa. A lista de repescagem sai em 1º de fevereiro, com matrícula prevista para 7 de fevereiro. As aulas começam em 21 de fevereiro.
Quer saber mais de cursos? Acesse o nosso canal no WhatsApp
O projeto, que integra o Centro de Ciências Sociais e Educação da Uepa, é voluntário e busca facilitar o ingresso no ensino superior de forma gratuita, atendendo especialmente alunos de baixa renda que não teriam condições de se deslocar para participar presencialmente do processo seletivo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar