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Redes Sociais: profissionais se adaptam às novas tendências

As mudanças no Instagram exigem que empreendedoras se atualizem nos novos recursos e se atentem às tendências.

sexta-feira, 29/10/2021, 11:26 - Atualizado em 29/10/2021, 11:26 - Autor: BRUNA DIAS


Para que ocorra o engajamento orgânico, aquele que acontece naturalmente, é necessário que os seguidores façam interações  voluntariamente.
Para que ocorra o engajamento orgânico, aquele que acontece naturalmente, é necessário que os seguidores façam interações voluntariamente. | Freepik

O Instagram entrega diariamente milhões de conteúdos aos seus usuários. A rede social surgiu com a ideia de que o engajamento se dava através das fotos, em seguida surgiram os vídeos, boomerangs e time-lapses. Logo depois foi possível incluir música com a associação de outros app, como o Spotify e o Deezer. Com o Snapchat e, em seguida o TikTok, e o Instagram foi obrigado a inovar lançando o reels.

Com isso, o usuário precisou se adaptar urgentemente sem que tivesse tempo para pensar em quanto isso ia trazer beneficios. A evolução da plataforma é tanta e com a chegada desse recurso foi preciso correr para aprender rápido sobre trend, transições e edição. O trabalho é grande, mas o retorno também.

Gostando ou não das mudanças, é necessário não se acomodar e acompanhar todas elas. Além disso, surgiram algumas dúvidas: eu vou precisar dançar para obter visualização nas redes? Não! Existem muitas formas de produção de vídeo. Se você não tem grana para investir em um curso de marketing digital, a dica é se ligar nos perfis de especialistas e ir arriscando.

No próprio Instagram é possível encontrar milhares de dicas de como usar a plataforma e ganhar engajamento.

Outra dica importante é você encontrar a melhor forma de entregar o seu conteúdo: se você prefere fazer stories, faça; se prefere feed, faça! O importante é manter uma constância e ter persistência, para que o seu negócio crescer de acordo com o nicho que consome.

A social media Lays Santos, é "craque" quando o assunto é produção de conteúdo para as redes. Ela ajuda a construir marca nas redes com gestão de planejamento e criação de conteúdo para as plataformas. No seu perfil é possível encontrar algumas dicas praticas sobre o tema.



THAYS SINTRA

A influencer Thays Sintra não poupa se jogar de cabeça nas atualizações do Instagram, ela parte da premissa: se um recurso foi liberado é melhor usar que a entrega vai ser maior.

A dedicação que ela tem na produção de conteúdo é inspirador para suas seguidores, ela não poupa entregar boas publicações para os seus quase 75 mil seguidores.

Ao rolar pelo feed de Thays é possível esbarrar em dezenas de vídeo, com transições espetaculares e com as trends mais atuais. E quem precisa de dicas, ela também é engajada a influenciar pessoas.

Veja um pouco como é o trabalho de Thays:


GABY SANTIAGO

Gaby Santiago é dos tempos dos dinossauros das redes sociais, podia ser só uma brincadeira, mas com ela chegou no Instagram com os primórdios. Passeando por todas as mudanças e evoluindo com as plataformas, a influencer também se tornou especialista em marketing e uma conhecedora perfeita das redes.

Com mais de 55 mil seguidores, Gaby, além de trabalhar como influencer, ela ainda trabalha com assessoria, mentoria, consultoria para as redes, e como social mídia e marketing digital.

Veja as dicas de Gaby para aumentar o engajamento orgânico no Instagram:


EMPREENDEDORAS

A timidez pode deixar as pessoas cada vez mais distante de atingir o topo de visualizações no Instagram, mas com a dinâmica mudando e a evolução das redes, é importante se adaptar para encontrar sucesso no negócio.

De forma mais tímida, Renata Lima apostou nas redes sociais. Após se entregar o empreendedorismo, ela se especializou não apenas na produção de papelaria efetiva e personalizados de luxo, como também nas redes sociais. Após encontrar o seu nicho na plataforma, ela se entregou.

“Eu estudo muito sobre o Instagram, porque é dele que vem o meu maior retorno, onde ganho o meu dinheiro. As clientes me encontram através”, explicou.


Mesmo tímida, Renata investe em boas fotos no feed e na produção das imagens, os vídeos ficam para os stories. Com o recurso, a empreendedora mostra um pouco como produz os seus produtos e ainda um pouco da sua rotina como mãe e dona do próprio negócio

“Ainda fico com vergonha de fazer vídeos, não me sinto confortável, por isso invisto nos stories”, desabafou.

Diferente de Renata, as sócias Carmen Farage e Hellen Gomes são imbatíveis quando o assunto é se jogar nas redes. Donas de uma loja de roupa feminina, o feed do empreendimento é divido entre fotos dos produtos e vídeo da rotina da dupla.

As empresárias estão sempre de olho nas redes sociais, mesmo sem terem feito cursos sobre a plataforma, elas conseguem no “olhômetro” se ligar nas tendências e no que está em alta, conseguindo através disso, um engajamento altíssimo, e consequentemente aumentar as suas vendas.


“Percebi que depois dos reels as vendas aumentaram bastante, um recurso que é totalmente do Instagram. Percebi também que pessoas passaram a nos conhecer mais. Mas assim nunca estudei nada, não fiz nenhum curso, faço minhas análises olhando o perfil de outras lojas, de outras pessoas, e sempre fico de olho na trend do momento”, explicou Carmen.

Quem for passear pelo IG da Top Charme percebe o quanto é atual e tem rotina de postagens, o que ajuda no engajamento.

A cirurgiã dentista Kezia Moraes sabe da importância das redes sociais para captar clientes. Sempre com interações no seu perfil, a profissional busca padronização nas suas postagens e constância.


“Hoje a minha captação de pacientes para os atendimentos particulares vem 80% das redes, e a maior parte destes pessoas só estão buscando o meu serviço odontológico pelo que eu mostro nas redes sociais! Faço conteúdos educativos, ensino sobre temas do cotidiano em relação a saúde bucal e tiro dúvidas através do Instagram”, explicou.

E nada que ela apresenta nas redes é de forma aleatória, sempre buscando conhecimento, Kezia Moraes incrementa as suas postagens com tudo o que tem de mais atual para a plataforma. “Preciso estudar bastante como funciona o Instagram que é a principal rede que utilizo, busco referências e faço um curso de marketing e captação de pacientes, o que me deu base para começar esse trabalho”, acrescentou.

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