plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Coceira na virilha: veja quais os sintomas, causas e como tratar!

A micose na virilha costuma afetar tanto homens quanto as mulheres. No geral, a doença é mais comuns em adolescentes. Trata-se de uma infecção fúngica, mais conhecida como tinha da virilha ou intertigo.Assim como a micose no pé, das unhas e a  micose no c

Imagem ilustrativa da notícia Coceira na virilha: veja quais os sintomas, causas e como tratar! camera (Reprodução)

A micose na virilha costuma afetar tanto homens quanto as mulheres. No geral, a doença é mais comuns em adolescentes. Trata-se de uma infecção fúngica, mais conhecida como tinha da virilha ou intertigo.

Assim como a micose no pé, das unhas e a micose no corpo, a micose na virilha é também causada por um fungo dermatófito. Um artigo publicado nos Anais Brasileiro de Dermatologia mostram que em 80% dos casos de infecção por fungos dermatófitos, no Brasil, o causador é da espécie Trichophyton rubrum.

SINTOMAS

Os sintomas de micose na virilha podem ser leves ou severos. Isso dependerá do quanto o sistema imunológico da pessoa está bem. Porém, geralmente não ocorre invasão de tecidos subcutâneos ou órgãos internos.

  1. Vermelhidão intenso no local afetado, causando descamação na pele. Esse vermelhão tem formato circular.
  2. Coceira persistente e irritante que afeta a virilha e parte interna das coxas. Contudo, no caso dos homens, o escroto, geralmente, não é afetado.
  3. Sensação de queimação no local.
  4. Descamação ou rachadura da pele.
  5. Erupções na pele que piora com exercícios físicos.
  6. Erupção cutânea que não melhora, piora, ou se espalha com o creme de hidrocortisona (anti-coceira) de venda livre.
  7. Em alguns casos, manchas escuras na virilha.

O QUE CAUSA A MICOSE?

A Tinea cruris é causada por um grupo de fungos chamados dermatófitos, sendo o Trichophyton rubrum, o mais comum no Brasil. Esses fungos naturalmente vivem na pele e, normalmente, não causam problemas. No entanto, quando alguns hábitos podem fazer com que esses fungos criem força e se multipliquem rapidamente, como:

  1. Permanecer com roupas suadas depois de exercícios físicos (jogar bola, ir à academia, correr, etc)
  2. Permitir longa exposição à umidade. Ir à praia, nadar no rio ou piscina e depois manter a roupa.
  3. Não se secar corretamente após o banho

Ao mesmo tempo, em épocas de maior calor, algumas áreas do corpo ficam constantemente úmidas e quentes. Assim, a virilha e a região genital, são as áreas mais afetadas. Isso, decerto, favorece a proliferação de fungos, que resulta nas micoses.

A doença é facilmente disseminada em vestiários e equipamentos de academias. Por isso, a micose na virilha é muito mais recorrente em atletas e praticantes de musculação.

TRANSMISSÃO PELO SEXO

Os fungos dermatófitos são altamente contagiosos. Por isso, é bom ficar atento aos sintomas nos seus parceiros sexuais (homens e mulheres).

O contato de pele e genitais durante o ato sexual podem espalhar o fungo da região da virilha para outras partes do corpo. Ao mesmo tempo, irá desencadear infecções em outros lugares do corpo.

Por exemplo, uma pessoa que toca os genitais de alguém contaminado pode espalhar o fungo. É muito comum, inclusive, que mulheres desenvolvam micose nos seios, por os encostarem nos genitais masculinos.

Mesmo que a micose de virilha seja mais comum em homens, as mulheres também podem contaminar-se facilmente.

COMO É DIAGNOSTICADA?

A maioria dos dermatologistas já conseguem identificar os sintomas durante o exame clínico. Contudo, em caso de dúvida podem fazer uma raspagem na pele afetada e encaminhar o material ao laboratório.

Dessa forma, identificará o fungo causador e, consequentemente, a doença. Mas na maioria dos casos, o exame clínico é óbvio para o médico.

O QUE FAZER?

Se você acha que tem micose, procure um dermatologista o quanto antes. Isso porque, essa infecção pode se tornar crônica, se espalhar para o abdome e pernas em poucos dias. Ao mesmo tempo, toda família pode ser contaminada.

Normalmente, o tratamento consiste do uso de medicamentos antifúngicos (antimicóticos) que pode ser por via oral ou tópico.

POMADAS PARA MICOSE NA VIRILHA

O uso mais comum são os cremes e pomadas antifúngicas. Assim, as pomadas mais indicadas para micose na virilha são as que contêm os antifúngicos, como:

Terbinafina [bula]. Indicada para infecção fúngica da unha causada por fungos dermatófitos; para fungos no couro cabeludo e fungos da pele, como Tinea corporis e Tinea cruris.

Cetoconazol [bula]. Para uso em micoses superficiais e mucocutâneas: Tinea capitis, Tinea crucis, foliculite por Malassezia e candidíase.

Miconazol [bula]. Usado no tratamento das micoses superficiais por dermatófitos: Tinea capitis, Tinea barbae, Tinea corporis, Tinea cruris, Tinea pedis (pé-de-atleta) e Tinea unguium;

Tioconazol + tinidazol [bula]. Tem ação antifúngica (age contra micro-organismos fúngicos causadores de infecção), bem como, ação contra alguns tipos de protozoários e bactérias.

Clotrimazol [bula]. Dermatomicoses causadas por dermatófitos, leveduras, fungos e, ao mesmo tempo, eritrasma.

Alerta! Evite pomadas que contenham corticoides na sua fórmula, tais como betametasona ou triancinolona. Essas, decerto, podem atrapalhar o tratamento e mascarar os sintomas.

Atenção! Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido por doenças ou outros medicamentos, podem não alcançar bons resultados com o uso de pomadas. Dessa forma, medicamentos por via oral, como fluconazol ou terbinafina podem ser prescritos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias