plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ABUSO PSICOLÓGICO

Saiba o que significa gaslighting e os danos para a mulher

Termo em inglês pode ser difícil de pronunciar, mas o gaslighting é uma das ações mais comuns entre uma relação de abuso.

Imagem ilustrativa da notícia Saiba o que significa gaslighting e os danos para a mulher camera A vítima não percebe que vive um gaslighting. | Reprodução

Cheios de termos e conceitos, e alguns deles em inglês, o feminismo tenta se popularizar mesmo esbarrando no entendimento dos significados. Com o avanço das discussões sobre o tema na internet, alguns termos estrangeiros geram o debate também sobre elitizar a luta.

Mesmo que essa discursão ocorra é importante conhecer uma palavra bem atual: o gaslighting, termo em inglês, de pronuncia e entendimento difíceis de falar, mas com uma triste constatação, a de que a maioria das mulheres já passou por isso.

Gaslighting é o abuso de uma forma sutil, mas que consegue manipular a mulher psicologicamente de uma forma que o homem exerça controle sobre ela. Com isso, a mulher se anula, fica insegura, com dúvidas e medos, em paralelo, o homem distorce, omite ou cria informações, fazendo com que a mesma duvide de si mesma, de seus sentimentos, da sua capacidade e às vezes até da sua sanidade.

As frases mais comuns desse abuso são: “você está imaginando coisas”, “você é louca”, “você está exagerando” ou “você está louca”. Isso tudo ocorre quando a situação acontece real e o homem tenta confundir a mulher. O gaslighting pode ocorrer não só nas relações amorosas, mas também no trabalho e até nas amizades.

Com essas dúvidas pairando sobre a mulher, ela só se descobre vítima quando está completamente anulada, sem autoestima e insegura. A psicóloga Daiane Daumichen diz que o gaslighting é tão prejudicial quanto a violência física.

“O agressor distorce informações, fatos, e, algumas vezes, chega a inventar histórias, frases, a fim de desorientar a vítima”, exemplifica Daiane.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias