Composto por células, tecidos e alguns órgãos, o sistema imunológico precisa estar tudo certo para enfrentar as ameaças à saúde, já que é o responsável por defender o corpo de agentes invasores, como vírus, fungos e bactérias.
Quando o sistema imunológico não está funcionando bem, o indicado é reforçar a alimentação, com o consumo de frutas ricas em vitamina-C, além de eliminar hábitos ruins.
Tem prisão de ventre? Saiba como prevenir!
Câncer no fígado: conheça os primeiros sintomas
De acordo com Manuela Dowsley, otorrinolaringologista da clínica Otorrino DF, em Brasília, com a pandemia de Covid-19 e a ameaça constante representada pelo coronavírus, “os pacientes estão mais preocupados" e "buscando orientações preventivas com profissionais de saúde ou investigando as razões para fraqueza ou gripe constante, por exemplo".
Dentre os principais sinais de imunidade baixa estão infecções recorrentes, como amigdalites; doenças simples que demoram a passar, como gripes; cansaço excessivo; manchas vermelhas ou brancas na pele; queda acentuada de cabelos e unhas fracas.
Veja o que fazer para aumentar a imunidade:
- Tenha uma alimentação saudável e balanceada, que garanta que os nutrientes sejam absorvidos de forma correta pelo corpo;
- Realize atividades físicas que aumentem a produção das células que agem no sistema imunológico e que favoreçam o cardiovascular e diminuam a pressão sanguínea;
- Mantenha-se bem hidratado. A recomendação é ingerir 2 litros de água por dia para manter o organismo livre de impurezas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar