plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Esponja de cozinha é mais suja que vaso sanitário

A esponja de cozinha é o objeto mais sujo da sua casa. Mais até do que o próprio vaso sanitário, o ralo da pia ou o cesto de lixo. É o que defende o professor clínico dos departamentos de Microbiologia e Patologia do Centro Médico NYU Langone, nos Estados

twitter Google News

A esponja de cozinha é o objeto mais sujo da sua casa. Mais até do que o próprio vaso sanitário, o ralo da pia ou o cesto de lixo. É o que defende o professor clínico dos departamentos de Microbiologia e Patologia do Centro Médico NYU Langone, nos Estados Unidos, Dr. Philip Tierno.

Em entrevista, o especialista afirmou que as pessoas não higienizam a esponja da maneira correta, o que faz com que ela fique infectada por bactérias e acabe transferindo sujeira à louça ao invés de limpá-la pois a mesma é compostas por vários cantos e fendas. E ao limpar sujeiras que contenham potenciais agentes patogênicos, alguns dos organismos se alojam na esponja. O Dr esclarece ainda que as pessoas enxaguam o objeto, mas, na verdade, deveriam higienizá-lo. E isso é algo que as pessoas não fazem.

Quando você remove os restos de comida de pratos e tábuas, esses agentes podem preencher os furinhos da esponja, que, depois, é colocada ao lado da pia, geralmente em uma superfície molhada, e segundo o Dr, este ambiente úmido faz com que novas bactérias se reproduzam a cada 20 minutos.

As tábuas usadas para o corte de carnes e vegetais crus são especialmente perigosas, já que esses alimentos podem conter salmonela ou E.coli, bactérias que podem causar intoxicação alimentar, diarreia, infecção do trato urinário, pneumonia e outras doenças. O especialista ressalta ainda que quanto pior o cheiro do material, mais infectado ele está, pois onde há odor, há germes.

COMO HIGIENIZAR A ESPONJA DE COZINHA

Para garantir que as bactérias sejam mortas e não contaminem a louça que será lavada, Dr. Philip recomenda dois métodos:

Água com cândida - Prepare uma mistura de uma parte de água sanitária (cândida) para nove partes de água. Quando terminar de lavar a louça, mergulhe a esponja nessa solução desinfetante por 10 a 30 segundos. Esprema-a e deixe-a secando.

É importante não reutilizar essa solução, pois ela ficará contaminada após o primeiro uso. O ideal é esperar a louça acumular para lavá-la de uma vez só e, ao final, higienizar a esponja.

Micro-ondas - Mergulhe a esponja em uma tigela com água e leve o recipiente ao micro-ondas. Quando a água começar a ferver, remova do aparelho, esprema bem a esponja e deixe secar até usá-la novamente.

Importante: lave bem as mãos após realizar estes procedimentos, já que elas entrarão em contato com muitas bactérias.

(com informações do portal Terra e Revista Saúde)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Elas

    Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

    Últimas Notícias