plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SAÚDE EM DIA!

Nutrição vegana serve para atletas? Especialista aborda tema

Conversamos com Renan Miranda, professor de educação física e graduado em nutrição, que falou sobre o crescimento do mercado e das dietas vegan

Imagem ilustrativa da notícia Nutrição vegana serve para atletas? Especialista aborda tema camera Procura de alimentos saudáveis segue em alta no Brasil | Divulgação

A preocupação pela vida saudável tem gerado novos hábitos nas pessoas. Para se chegar aos resultados almejados, é necessário realizar atividades físicas, mas elas precisam ser acompanhadas de uma alimentação rica em proteínas de origem vegetal, o que nem sempre é tão fácil de reunir. O professor de educação física e graduado em nutrição Renan Miranda, de 29 anos, iniciou um negócio onde busca por esses alimentos para as pessoas. Ele falou sobre sua ideia inicial.

"Essa ideia surgiu pelo fato de eu perceber que não conseguia me alimentar da melhor forma. Devido minha rotina e afazeres, pois sou praticante de atividades físicas, preciso de reposição de nutrientes e proteínas para poder atingir a perfomance a nível de desenvolvimento físico que eu desejo. No entanto, devido ao trabalho, a vida social, muitas coisas nos levam a ingerir alimentos não saudáveis, muito por conta da praticidade. Ai foi assim que percebi a necessidade através de mim mesmo e implementei esse negócio", conta Renan.

Segundo pesquisa, 30% dos brasileiros querem mudar os hábitos alimentares
📷 Segundo pesquisa, 30% dos brasileiros querem mudar os hábitos alimentares |Divulgação

O veganismo continua crescendo no Brasil. Segundo uma pesquisa do Ibope, realizada em 2018, 30 milhões de brasileiros se intitulam como veganos. Segundo a MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital, 30% dos entrevistados estão pensando em mudar a forma de alimentação.

"Acredito que no mercado de alimentos de origem vegetal temos que utilizar a dieta vegana, sem a necessidade de você utilizar a proteína animal. Quando partimos para um princípio de cozinha vegana, muitas pessoas pensam que é necessário a proteína animal para ser ter o desenvolvimento muscular, ganho de massa, de força, de resistência, mas a verdade é que você consegue encontrar a mesma quantidade de proteína que tem na carne, em outros alimentos, como nas ervilhas. Isso é falta de conhecimento".

Renan resoveu ajudar pessoas que têm dificuldades em conseguir os alimentos
📷 Renan resoveu ajudar pessoas que têm dificuldades em conseguir os alimentos |Divulgação

Ainda que não exista comprovação científica da ligação entre o consumo de determinados alimentos ou suplementos e o combate à Covid-19, a alimentação saudável desempenha um papel fundamental para a manutenção da saúde e do sistema imunológico das pessoa.

"A importância desses alimentos, principalmente neste período de pandemia, seria ajudar no ganho de imunidade com a resistência, força corporal. Quando se concilia uma alimentação saudável com atividades físicas, você fica menos suscetível para adquirir algumas doenças que foram bem faladas nessa pandemia, como as comorbidades, doenças cardiovasculares, respiratórias, entre outras. Com certeza uma alimentação equilibrada com atividades ajuda muito a saúde. Hoje, as pessoas buscam uma qualidade de vida maior. Estão visando deixar mais a parte estética de lado. Estão buscando a medicina preventiva, que é a prevenção de doenças através de hábitos, como boa alimentação e exercícios com regularidade".

Alimentação saudável ajuda contra a covid-19.
📷 Alimentação saudável ajuda contra a covid-19. |Divulgação

Vegetarianos x Veganos

"A preservação animal leva muita gente a buscar o veganismo, que é diferente do vegetarianismo e, faz com que a pessoa não consuma nada de origem animal. Por exemplo, a pessoa não tem carro com banco de couro, maquiagens testadas em animais. É um lado mais emotivo, por causa da preservação dos animais, pelas dores deles. O vegano tem a consciência de que o animal não tem como se expressar. O porco para fazer o bacon, o boi para fazer a carne, as vacas que sofrem o tempo todo inseminação artificial. As pessoas estão buscando mais conscientização e o mercado está mudando e o veganismo vem crescendo".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias