plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
GASTRONOMIA

Passaporte Belém: últimos dias para a votação do público

Público pode escolher os estabelecimentos preferidos nas 21 categorias pela internet. Votos serão fundamentais para definir os vencedores, que estarão no guia de bolso que será lançado pelo DIÁRIO

Imagem ilustrativa da notícia Passaporte Belém: últimos dias para a votação do público camera Esse ano mais de 160 estabelecimentos participam da edição. Mais de 30 mil votos já foram computados em apenas 8 dias de votação. | Ricardo Amanajás/Diário do Pará

Encerra amanhã (24) a votação popular, que será decisiva para a escolha dos melhores da área gastronômica da capital que participaram da 5ª edição do projeto O “Passaporte Belém – O Melhor da Gastronomia em 2021”. Concorrem 21 categorias no total, incluindo de melhor Chef. Esse ano mais de 160 estabelecimentos participam da edição. Mais de 30 mil votos já foram computados em apenas 8 dias de votação.

Todos os internautas e leitores podem conhecer as categorias e votar em um espaço exclusivo no portal Diário On Line (DOL), através do endereço passaporte.dol.com.br; e pelo Instagram do prêmio pelo @festivalestrelaazul.

A escolha dos melhores estabelecimentos foi feita através da votação de 15 jurados selecionados, que deram notas aos participantes. Em caso de empate, será o voto popular que vai elegerá o campeão de cada categoria. Como de praxe, o projeto deste ano foi composto por cinco fascículos que foram encartados gratuitamente no DIÁRIO, sempre aos domingos e quintas-feiras, entre 31/10 e 14/11.

Estudantes com covid-19 podem pedir reaplicação do Enem

Cancelamento e remarcação de voos: conheça seus direitos

Os fascículos funcionam como um guia sobre as maiores e melhores experiências culinárias da capital, com dicas e informações sobre o que de melhor é produzido nos principais estabelecimentos de Belém. No próximo dia 05/12 a RBATV veiculará um programa, às 10h, onde serão revelados os vencedores em cada categoria, com transmissão ao vivo pela RBA e DOL. Os primeiros colocados de cada categoria receberão o “Troféu Estrela Azul”. Os segundos e terceiros colocados ganham certificados.

Após a divulgação dos vencedores em cada categoria, será lançado o guia de bolso “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia 2021” com informações de todos os estabelecimentos indicados pelo corpo de jurados e um destaque especial para o campeão de cada categoria, que terá espaço privilegiado na publicação, revelando um pouco de sua trajetória.

Passaporte Belém: últimos dias para a votação do público
📷 |Irene Almeida/Diário do Pará

INTERAÇÃO

Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA, ressalta que a participação do público é extremamente importante na votação, já que tem o famoso “voto de minerva” em caso de empate nas votações dos jurados, determinando o vencedor. “Para quem ainda não votou, ainda dá tempo, até hoje”, ressalta.

Segundo ele a iniciativa é um sucesso e busca uma interação do jornal com o setor para estimular o mercado gastronômico local através da captação de clientes. “O projeto alcança uma importância ainda maior em razão de todo o prejuízo acumulado pelo setor da gastrônoma decorrente da pandemia de Covid-19”, diz.

Lobato ressalta que o “Passaporte Belém” divulga as diversas operações comerciais, restaurantes, os pratos, os profissionais, serviços e a gastronomia do Pará. “Queremos incentivar o crescimento do turismo e cultura gastronômica como um diferencial competitivo para o setor. O projeto contato com o apoio de grandes parceiros acreditaram em nossa ideia”, completa. Esta edição do Passaporte tem o apoio da Claro, Dorata Fry e Sebrae.

Passaporte Belém: últimos dias para a votação do público
📷 |Celso Rodrigues/Diário do Pará

VOTAÇÃO

Categorias:

Açaí

Bar

Churrascaria

Doce

Hamburgueria

Comida Internacional

Comida Italiana

Comida Japonesa

Padaria

Peixaria

Petisco de boteco

Pizzaria

Restaurante Popular

Regional

Salgado

Saudável

Sorvete

Steak

Tacacá

Vinho

Melhor Chef

Como funciona o processo de votação?

O júri do projeto é composto por 15 personalidades da cidade (jornalistas, advogados, influenciadores digitais, e profissionais liberais, etc.);

Eles votaram e escolheram seus estabelecimentos em 21 categorias, que vão desde padaria, restaurante popular, hambúrguer e açaí, passando por tacacá, regional e saudável, além de peixaria e sorvete, entre outras. Em seguida elaboraram um ranking gastronômico;

Os primeiros colocados de cada categoria receberão o “Troféu Estrela Azul”; os segundos e terceiros colocados ganham certificados. A posição de cada participante no ranking só é revelada na hora da premiação;

Este ano o processo de votação mudou: cada estabelecimento só poderá concorrer em uma das categorias. Se houver votos do mesmo estabelecimento em categorias diferentes, o jurado será convidado a escolher um outro, diferente, para evitar a repetição. A proposta é dar chances para mais lugares concorrerem à premiação;

Ao final da série de fascículos a votação será aberta ao público com os restaurantes indicados pelos jurados para a escolha do melhor em cada categoria.

O voto do público será utilizado em caso de empate. Por exemplo: se na categoria de bar os estabelecimentos ”x” e “y” tiverem 3 votos, o mais votado no site ganha mais um voto, ficando com 4 votos;

Os internautas podem votar em espaço exclusivo no Diário On Line-DOL através do endereço http://passaporte.dol.com.br; e no Instagram do prêmio pelo @festivalestrelaazul até hoje.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias