plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
RECONHECIMENTO

Passaporte Belém: ganhadores serão conhecidos neste domingo

O público conhecerá os vencedores do projeto Passaporte Belém – O Melhor da Gastronomia em 2021, em 21 categorias, às 10h de hoje, com transmissão ao vivo pela RBATV e DOL

Imagem ilustrativa da notícia Passaporte Belém: ganhadores serão conhecidos neste domingo camera Passaporte Belém incentiva a gastronomia local | Fernando Araújo/Arquivo

O setor gastronômico do Estado do Pará e o público em geral conhecerão hoje os vencedores do Passaporte Belém – O Melhor da Gastronomia em 2021. Concorrem em 21 categorias no total incluindo a de melhor chef. Na edição deste ano mais de 160 estabelecimentos participam.

Às 10h de hoje a RBATV (canal 13) veicula um programa onde serão revelados os vencedores em cada categoria, com transmissão ao vivo pela RBATV e DOL. Os primeiros colocados de cada categoria receberão o “Troféu Estrela Azul”. Os segundos e terceiros colocados ganham certificados.

Passaporte Belém: ganhadores serão conhecidos neste domingo
📷 |Celso Rodrigues/Diário do Pará

Geração de empregos no Pará cresce 80% em 2021

Brasileiros que pegaram ômicron já tinham sido vacinados

A votação popular do público on-line que será decisiva para a escolha dos melhores encerrou no último dia 24/11 em um espaço exclusivo no portal Diário On Line – DOL, através do endereço passaporte.dol.com.br; e pelo Instagram do prêmio @festivalestrelaazul.

A escolha dos melhores estabelecimentos se deu pela votação de 15 jurados que deram notas aos participantes. Em caso de empate, será o voto popular que vai eleger o campeão de cada categoria. O projeto foi composto por cinco fascículos que foram encartados gratuitamente no DIÁRIO, sempre aos domingos e quintas-feiras, entre 31/10 e 14/11.

Eles funcionam como um guia sobre as maiores e melhores experiências culinárias da capital, com dicas e informações sobre o que de melhor é produzido nos principais estabelecimentos de Belém.

Após a divulgação dos vencedores em cada categoria, será lançado o guia de bolso “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia 2021” com informações de todos os estabelecimentos indicados pelos jurados e um destaque especial para o campeão de cada categoria, que terá espaço privilegiado na publicação.

Passaporte Belém: ganhadores serão conhecidos neste domingo
📷 |Ricardo Amanajás/Diário do Pará

Jader Barbalho Filho, diretor-presidente do Grupo RBA, destaca que a edição deste ano do Passaporte Belém é especial porque ocorreu em um período em que vivenciamos a volta à vida normal e o retorno gradativo das atividades econômicas após a fase mais crítica da pandemia.

“Esse projeto é sempre muito aguardado pelos nossos leitores e pelo segmento. Vivemos um momento onde grande parte da população já está vacinada, a Covid-19 se mostra mais controlada, com as pessoas voltando à vida normal de antes. O projeto é sem dúvida um sucesso porque ajuda a dar gás na economia tão necessário para mercado gastronômico local”, analisa.

Jader Barbalho Filho
📷 Jader Barbalho Filho |Octavio Cardoso

INICIATIVA

Camilo Centeno, vice-presidente do Grupo, ressalta que o Passaporte Belém é uma iniciativa do jornal que deu muito certo e foi idealizada para reconhecer, estimular e divulgar o que ele classifica como um dos maiores patrimônios culturais do Pará: a sua culinária.

“É um grande reconhecimento a toda essa riqueza gastronômica que produzimos, dado por um júri altamente qualificado de profissionais de várias áreas e segmentos da sociedade. Sem dúvida que ser premiado pelo Passaporte é um inegável atestado de excelência e de qualidade gastronômica e deve servir de estímulo para fazer o setor crescer cada vez mais”, avalia.

Camilo Centeno
📷 Camilo Centeno |Mauro Ângelo/Diário do Pará

Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA, lembra que o projeto foi pensado para ampliar a divulgação do setor gastronômico da capital através do jornal e outros veículos do Grupo, aquecendo o segmento e ajudando na captação de clientes.

“A gastronomia foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia, que ainda não acabou. Mas o setor já retomou as atividades cumprindo os protocolos e nesse contexto o projeto se reveste de uma importância ainda maior”, diz.

Segundo ele, o Passaporte Belém divulga as diversas operações comerciais, restaurantes, os pratos, os profissionais, serviços e a gastronomia do Pará. “Com isso queremos incentivar o crescimento do turismo e cultura gastronômica como um diferencial competitivo para o setor. Isso só é possível porque grandes parceiros acreditaram em nossa ideia. Nossos agradecimentos à Claro, Doratta Fry e Sebrae”.

SAIBA MAIS:

Categorias

Açaí

Bar

Churrascaria

Doce

Hamburgueria

Comida Internacional

Comida Italiana

Comida Japonesa

Padaria

Peixaria

Petisco de Boteco

Pizzaria

Restaurante Popular

Regional

Salgado

Saudável

Sorvete

Steak

Tacacá

Vinho

Melhor Chef

Processo de votação

O júri do projeto é composto por 15 personalidades da cidade (jornalistas, advogados, influenciadores digitais, profissionais liberais, etc.)

Eles escolheram seus estabelecimentos em 21 categorias, que vão desde padaria, restaurante popular, hambúrguer e açaí, passando por tacacá, regional e saudável, além de peixaria e sorvete, entre outras. Em seguida elaboraram um ranking gastronômico

Os primeiros colocados de cada categoria receberão o “Troféu Estrela Azul”; os segundos e terceiros colocados ganham certificados. A posição de cada participante no ranking só é revelada na hora da premiação

Este ano o processo de votação mudou: cada estabelecimento só poderá concorrer em uma das categorias. Se houver votos do mesmo estabelecimento em categorias diferentes, o jurado será convidado a escolher um outro, diferente, para evitar a repetição. A proposta é dar chances para mais lugares concorrerem

Ao final da série de fascículos a votação é aberta ao público com os restaurantes indicados pelos jurados para a escolha do melhor em cada categoria.

O voto do público será utilizado em caso de empate. Por exemplo: se na categoria de bar os estabelecimentos ”x” e “y” tiverem 3 votos, o mais votado no site ganha mais um voto, ficando com 4 votos

Os internautas votaram em espaço exclusivo no Diário On Line-DOL através do endereço http:// passaporte.dol.com.br; e no Instagram do prêmio pelo @festivalestrelaazul.

Passaporte Belém: ganhadores serão conhecidos neste domingo
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias