
Você está fazendo aquela limpeza na geladeira e nota alguns itens “esquecidos”. Talvez na prateleira tenha uma conserva em lata ou uma sardinha gritando para ser a sua próxima refeição. Quando produtos como esses passam batido, é comum notarmos as datas de validade e nutrir um certo receio: será que dá para consumir sem riscos?
+ Parece pizza: faça uma deliciosa receita de pão amanhecido
+ Cupuaçu, pupunha e tacacá: os novos sabores dos panetones
As datas de validade surgem para auxiliar a estimativa de consumo, são baseadas em alimentos de fabricação responsável e de qualidade. E nada muda que o melhor e mais saudável é o consumo de alimentos frescos.
Contudo, há exceções e, considerando a qualidade das marcas, é possível seguir adiante e avaliar se o produto está ou não apto para consumo posterior à validade sugerida.
Confira a lista:
1 - Ovos
Os ovos frescos inteiros são conservados na geladeira até 21 dias. Depois disso, eles podem, sim, ser consumidos cozidos. Porém, não são recomendados para o uso cru, por exemplo, na produção de maionese caseira, mousses ou tiramisú.
Não sabe se um ovo está bom para consumo? Simples! Coloque-o em um recipiente cheio de água: se ele ficar no fundo, está fresco. Se flutuar, não está bom.
2 - Salsichas de Frankfurt
As salsichas, sempre que forem corretamente armazenadas, se conservam até 10 dias depois de seu vencimento. Elas precisam ser fervidas por, no mínimo, dez minutos. Caso não apresentem nenhum odor forte ou outro sinal de deterioração, para evitar qualquer tipo de intoxicação.
3 - Produtos congelados
Alimentos congelados podem ser consumidos uns meses depois da data de validade indicada na embalagem. Uma sugestão é que caso você tenha acabado de cozinhar algo e decidiu congelar, use com um rotulador uma data que não ultrapasse os dois meses do congelamento.
4 - Iogurte
Os iogurtes naturais, ou com sabores, podem ser consumidos até uma semana depois da data de validade aplicada no produto. É importante frisar que eles precisam estar devidamente conservados na geladeira.
Depois que forem abertos, porém, é preciso verificar se o produto não apresenta nenhum tipo de mancha de mofo ou outro aspecto que indique estado de má conservação.
5 - Especiarias
Não fique com medo de usar os temperinhos de casa. Especiarias como o curry e a páprica podem ser consumidos até 6 meses depois da data de validade, desde que tenham sido comprados esterilizados e pasteurizados para acabar com os ácaros. Ficou em dúvida se esses bichinhos microscópicos estão presentes? O único sinal é o surgimento de manchas nos alimentos.
6 - Enlatados
Os heróis de toda macarronada feita às pressas: grãos de bico, atum, ervilhas, milho ou qualquer outro tipo de produto que compramos enlatado, pode ser consumido até 1 ano depois de sua data de validade, desde que estejam conservados em lugar fresco.
Cabe pontuar que as latas devem estar em perfeitas condições, sem manchas de ferrugem, nem estufadas ou amassadas, pois significa que entrou ar e, provavelmente, bactérias que oxidaram e estragaram o alimento.
7 - Farinha
Para os amantes de uma boa farinha, um aviso: a farinha pode ser consumida até seis meses depois de sua data de validade. Para mantê-la bem conservada, é imprescindível que seja armazenada em um recipiente hermeticamente fechado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar