Para evidenciar e valorizar o que é do Pará, nesta terça-feira (30), os melhores da gastronomia paraense serão conhecidos durante a premiação do “Troféu Estrela Azul”, que contempla os vencedores do projeto “Passaporte Belém - o Melhor da Gastronomia 2023”. A premiação será realizada às 19h30 em uma casa de eventos. De 16 de abril a 14 de maio, os estabelecimentos indicados foram divulgados em 5 fascículos encartados gratuitamente no DIÁRIO aos domingos.
A premiação que ressalta a qualidade e diversidade da gastronomia no Pará, além de convidar os moradores da cidade a vivenciarem as experiências culinárias da terra, também ajuda a aquecer o setor de turismo e a mostrar os novos empreendimentos que estão surgindo em Belém. Assim, os primeiros colocados de cada categoria receberão o “Troféu Estrela Azul – O Melhor da Gastronomia”, já os segundos e terceiros colocados ganham certificados.
O jornalista Luiz Octávio Lucas, editor do Passaporte Belém, destaca que o simples fato de participar do projeto acaba sendo um selo de qualidade para os estabelecimentos. “É como se fosse uma certificação de que ali se tem um atendimento de qualidade, sabor, uma boa experiência”, enfatiza.
Neste ano, cerca de 158 operações ligadas ao setor gastronômico da capital foram indicadas por um grupo de 14 jurados, entre influencers, chefs de cozinha, advogados, empresários e profissionais liberais.
O júri votou e escolheu os melhores em 22 categorias, que vão desde os petiscos de boteco à padaria; restaurante popular; hambúrguer e açaí, além de tacacá e churrascaria, entre outros. O evento também vai apontar o melhor chef de cozinha de Belém. Oito profissionais participaram do projeto.
“O mais interessante no Passaporte Belém é a liberdade que os jurados têm de indicarem qualquer estabelecimento que eles acham que se destacam nas 22 categorias”. O editor ainda ressalta que, diferente da edição anterior, quando se tinha uma lista de pré-selecionados, nesta edição o júri ficou livre para escolher os que avaliaram como os melhores, sem qualquer interferência.
“Isso é um incentivo a mais para que os estabelecimentos de Belém se esforcem no dia a dia e ganhem esse tipo de reconhecimento, já que a premiação é tradicional no calendário da cidade”, afirma. “A expectativa é que a revelação dos três melhores de cada categoria seja a mais imparcial possível, visto que além do voto dos jurados temos a votação popular, na internet”, pontua.
PARTICIPAÇÃO
A população paraense também participou e votou nos finalistas por meio do Portal Diário Online (DOL) no Hotsite (www.passaporte.dol.com.br) e no Instagram do prêmio pelo @festivalestrelaazul. Vale ressaltar que a votação popular será utilizada como critério de desempate.
“Tivemos uma votação virtual com mais de 60 mil votos. Deixo um agradecimento especial aos nossos jurados que atenderam ao nosso convite e dedicaram um pouco do seu tempo para fazerem as indicações”, comenta Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA.
Lobato também reforça que o projeto foi pensado para valorizar e divulgar o setor gastronômico da capital através do DIÁRIO e outros veículos do grupo RBA, aquecendo o segmento e ajudando a mostrar para a sociedade a qualidade de estrutura e de profissionais que temos no Estado.
“Queremos incentivar o crescimento do turismo e cultura gastronômica como um diferencial competitivo para o setor que é muito importante para a nossa economia e projeta o Pará para o Brasil e para o mundo com sua qualidade e diversidade. Desejo boa sorte a todos os indicados e os meus parabéns aos grandes vencedores do Troféu Estrela Azul 2023 que serão divulgados no próximo dia 30. Nossos agradecimentos à Claro, Doratta Fry e Sebrae que apoiam este projeto”, finaliza. (com Redação)
Categorias
- Açaí
- Bar
- Churrascaria
- Doce
- Hamburgueria
- Comida internacional
- Comida italiana
- Comida japonesa
- Padaria
- Peixaria
- Petisco de boteco
- Pizzaria
- Popular
- Regional
- Salgado
- Saudável
- Sorvete
- Steak
- Tacacá
- Café
- Vinho
- Melhor Chef
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar