plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
TENSÃO NA EUROPA

Rússia faz ameaça após entrada de Finlândia e Suécia na Otan

A tensão no Leste Europeu aumentou após as declarações de governantes da Finlândia e Suécia sobre a provável adesão ao Tratado do Atlântico Norte, a Otan. Líderes russos já falam em "consequências de longo alcance".

Imagem ilustrativa da notícia Rússia faz ameaça após entrada de Finlândia e Suécia na Otan camera (crédito: Divulgação)

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Riabkov, afirmou nesta segunda (16) que a provável entrada da Finlândia e da Suécia na Otan, a aliança militar ocidental, configura um grave erro que terá consequências de longo alcance.

"Nem Bruxelas, nem Washington, nem as outras capitais da Otan devem ter ilusões de que vamos simplesmente tolerar isso", disse Rabkov, segundo as agências russas RIA e Interfax.

"O nível de tensão militar aumentará", seguiu o russo. "É uma pena que o bom senso esteja sendo sacrificado. O fato de que a segurança da Finlândia e da Suécia não será reforçada como resultado disso é muito claro para nós."

Ele afirmou ainda que Moscou dará uma "resposta técnico-militar" à expansão da aliança.

A Finlândia oficializou no último fim de semana o pedido de ingresso na aliança liderada pelos EUA, e o partido Social Democrata, o principal da Suécia, também deu seu aval a uma candidatura.

Também nesta segunda, as exportações de energia da Rússia para a Finlândia caíram para zero. Moscou diz que o corte se deve à ausência de pagamento, e Helsinque argumentou que a suspensão do envio do dinheiro ocorre em razão das restrições impostas por nações ocidentais. A energia russa exportada corresponde a cerca de 10% do consumo finlandês.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias