A Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHE), sudeste paraense, foi submetida ao primeiro dia de exercício do 1º Simulado de Evacuação de Emergência. Como parte do procedimento, as sirenes foram tocadas e a usina foi completamente esvaziada, tendo sido mantidos apenas os serviços essenciais. Cerca de 600 pessoas, entre funcionários e prestadores de serviços participaram das atividades.

Conteúdos relacionados:

O simulado realizado na Usina Hidrelétrica de Tucuruí (HUE) é uma atividade preventiva, exigida pelas leis federais 12.334/10 e 14.066/20, que tratam da Política Nacional de Segurança de Barragens. 

As sirenes do Plano de Ação de Emergência foram acionadas às 15h pelo diretor-presidente da Eletrobras Eletronorte, Antonio Pardauil. Na sequência, todas as dependências foram esvaziadas e, em poucos minutos, os funcionários e colaboradores caminharam de forma organizada pela rampa de acesso à parte externa da usina, seguindo por 3 km para um ponto de encontro instalado no Instituto Federal de Educação (IFPA).

Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp! 

Usina Hidrelétrica de Tucuruí realiza simulado de evacuação
📷 |Divulgação

As 600 pessoas foram recebidas por agentes da Defesa Civil e voluntários. A coordenadora da Defesa Civil de Breu Branco, Cleidiane Rodrigues Batista, entregou ao presidente da Eletrobras Eletronorte o Plano de Contingência do município. O documento foi elaborado por diversas autoridades locais e prevê a atuação de cada um deles em uma eventual ocorrência de rompimento de barragem.

Nos próximos dias, no período de 21 a 26 de novembro, o simulado será realizado com os moradores de Tucuruí e Breu Branco.

MAIS ACESSADAS