A Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHE), sudeste paraense, foi submetida ao primeiro dia de exercício do 1º Simulado de Evacuação de Emergência. Como parte do procedimento, as sirenes foram tocadas e a usina foi completamente esvaziada, tendo sido mantidos apenas os serviços essenciais. Cerca de 600 pessoas, entre funcionários e prestadores de serviços participaram das atividades.
Conteúdos relacionados:
- Moradores passam por simulado de rompimento de barragem
- Associação em São Félix do Xingu converte frutas em negócios
O simulado realizado na Usina Hidrelétrica de Tucuruí (HUE) é uma atividade preventiva, exigida pelas leis federais 12.334/10 e 14.066/20, que tratam da Política Nacional de Segurança de Barragens.
As sirenes do Plano de Ação de Emergência foram acionadas às 15h pelo diretor-presidente da Eletrobras Eletronorte, Antonio Pardauil. Na sequência, todas as dependências foram esvaziadas e, em poucos minutos, os funcionários e colaboradores caminharam de forma organizada pela rampa de acesso à parte externa da usina, seguindo por 3 km para um ponto de encontro instalado no Instituto Federal de Educação (IFPA).
Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
As 600 pessoas foram recebidas por agentes da Defesa Civil e voluntários. A coordenadora da Defesa Civil de Breu Branco, Cleidiane Rodrigues Batista, entregou ao presidente da Eletrobras Eletronorte o Plano de Contingência do município. O documento foi elaborado por diversas autoridades locais e prevê a atuação de cada um deles em uma eventual ocorrência de rompimento de barragem.
Nos próximos dias, no período de 21 a 26 de novembro, o simulado será realizado com os moradores de Tucuruí e Breu Branco.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar