Quem é fã de filmes sobre espionagem e guerra fria com certeza já ouviu falar do famoso "botão vermelho", que ativaria mísseis nucleares capazes de destruir o mundo. Outro elemento que faz parte do imaginário popular é a maleta nuclear, que possui um botão semelhante implantado.

O canal de televisão russo Zvezda mostrou pela primeira vez, durante um programa militar, o interior de uma maleta nuclear. O modelo exibido tem mais de 50 anos. Mas, ao contrário do que se imagina, o botão vermelho serve para cancelar o lançamento dos mísseis. O verdadeiro botão que lança é o branco, ao lado do vermelho.


"Quero salientar que o botão de lançamento é branco. Esta mesma mala estava na posse de um oficial na vizinhança do comandante supremo [das Forças Armadas da Rússia] 24 horas por dia", disse Aleksei Egorov, especialista no assunto.

Veja mais:

Bronze no períneo: conheça os riscos do banho de sol no 'fiofó' 

Imagens fortes! Motorista atropela criminosos após ser assaltado; veja o vídeo! 

Ele acrescentou que para acessar o equipamento de segurança é preciso de um flashcard, um cartão de acesso individual.

Um dos componentes da mala é um flashcard. Ele é individual. E esta é uma das tais chaves que são inseridas. Aqui não vamos revelar mais os detalhes desta mala. Mas notem uma coisa: esta é uma mala de 50 anos atrás, mas ainda assim é a primeira vez na televisão que esta mala pode ser mostrada aberta", destacou.

(Com informações de SputnikNews)

Foto:

MAIS ACESSADAS