Fotos de um ritual da Tribo Toraja, que vive em South Sulawesi, na Indonésia, chocaram o mundo essa semana. As imagens mostram uma família limpando cuidadosamente um cadáver com um pincel, corpos em decomposição amarrados a uma estaca de madeira para que possam “secar” ao sol, e pessoas tirarando fotos de um casal morto vestido com roupas de casamento. Esses rituais são realizados a cada três ou quatro anos numa tentativa de obter boa sorte.

Tribo desenterra corpos de familiares e posa para foto em ritual 
📷 |REPRODUÇÃO ARQUIVO PESSOAL

A cerimônia foi documentada pelo fotógrafo Imran Rosadi, que passou vários dias testemunhando o peculiar ritual pós-morte. Em entrevista, ele disse que a tribo Toraja também tem uma prática muito única e rara chamada ritual Ma’nenê. “Traduz-se aproximadamente como ‘A Cerimônia de Limpeza dos Cadáveres’; é um ritual em que mortos com dezenas ou centenas de anos são removidos do seu Patane (túmulo) para serem limpos, vestidos e consertados em seus caixões. explica Imran.

Tribo desenterra corpos de familiares e posa para foto em ritual 
📷 |

“Antes da procissão abrir o caixão e levantar o cadáver, geralmente os anciãos tradicionais (Ne ‘Tomina Lumba) recitam orações na antiga língua Toraja e pedem permissão dos antepassados para extraí-las e também para uma colheita abundante”. disse o fotógrafo.

Ao contrário das culturas ocidentais, onde o corpo é rapidamente removido após a morte, a aldeia indonésia muitas vezes guarda os corpos dos seus entes queridos na casa da família durante semanas, se não meses.

📷 |REPRODUÇÃO ARQUIVO PESSOAL

Durante este tempo, o cadáver será falado em conversa geral e uma refeição será trazida ao corpo três ou quatro vezes por dia. Uma vez realizado um funeral, os familiares entra em um período de luto para a reflexão. Para a tribo, a morte é apenas o próximo passo na jornada da alma através deste mundo.

📷 |REPRODUÇÃO ARQUIVO PESSOAL

MAIS ACESSADAS