Apesar da pandemia de coronavírus, o Japão não impediu sua população de sair às ruas, medida adotada por diversos países atingidos pela doença ao redor do mundo. Com a população elevada de idosos, o país registrou seu primeiro caso há cerca de dois meses, antes de Itália e Espanha, entre outras nações mais afetadas no momento. 

Atualmente, o Japão possui 1.128 casos de Covid-19, com 42 mortes até hoje. Uma explicação para que o Japão tenha tomado medidas menos drásticas contra a doença pode ser cultural. Além disso, o país não testa todos os pacientes para verificar a contaminação por coronavírus, o que pode ser um outro fator para explicar os números apresentados.

"O Japão, historicamente, tem uma cultura estabelecida de não-disseminação de vírus respiratórios a despeito de contextos epidêmicos, como o que a gente vive atualmente", diz o médico infectologista e professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Mateus Westin.

As únicas medidas de segurança que o Japão tomou, foram: eventos que gerem aglomerações em áreas cultural e esportiva, aulas também foram suspensas em unidades de ensino. 

Japão tem número estável de Covid-19 sem quarentena
📷 |Reprodução
Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS