Um gato foi infectado pelo novo coronavírus por meio de seu dono na Bélgica, é o que informam as autoridades sanitárias do país na última sexta-feira (27). Segundo os especialistas, trata-se de um “caso isolado” que só pode acontecer depois de um contato muito próximo entre o animal e o dono infectado.

Ao informar a população, as autoridades de saúde disseram que o vírus pode ser transmitido do homem para o animal e não há razão para acreditar que os animais domésticos possam ser vetores do Sars-CoV2.

Para as autoridades, até mesmo os casos de contaminação de animais domésticos pelo Covid-19 são raros. Em Hong Kong, as autoridades informaram nas últimas semanas sobre dois cachorros que testaram positivo para a doença durante uma campanha de detecção feita com 17 cachorros e oito gatos que vivem em contato com portadores do vírus.

O gato belga que apresentou o novo coronavírus sofreu de sintomas semelhantes aos relatados por boa parte dos pacientes com Covid-19 problemas respiratórios e digestivos.

Apesar do caso, autoridades não apontam os animais como vetores para a doença Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS