Um grupo de geólogos da Bélgica afirma que a diminuição de atividade humana devido às medidas de distanciamento social ou quarentena por conta da pandemia do Covid-19 impactaram no movimento do planeta Terra, mas de forma sutil.

VEJA MAIS:

Levantamento mostra que isolamento começou a achatar a curva de coronavírus em SP

Ministro da Saúde pede "máximo grau de isolamento"

Na publicação feita na última terça-feira (31) na revista Nature (acesse aqui), especializada em ciência, a interrupção dos transportes e de outras atividades humanas geraram uma diminuição no ruído sísmico, possibilitando até que outros sinais com a mesma frequência pudessem ser detectados mais facilmente (alterações na atividade vulcânica, eventos sísmicos ou pequenos terremotos).

“Uma redução de barulhos dessa magnitude, geralmente, só é possível próximo do Natal e em um curto período”, afirma o sismólogo Thomas Lecocq do Observatório Real da Bélgica. Ele explica ainda que as vibrações causadas pela grande quantidade de veículos e pessoas se movimentando ao mesmo tempo ao redor do mundo também atrapalham na detecção.

Apesar do estudo apresentado, os especialistas garantem que isso não é motivo para pânico.

LEIA TAMBÉM:

Princesa da Espanha morre após contrair coronavírus; mortes já passam de 8 mil no país

Você á a favor do isolamento vertical?

Estudo foi publicado, nesta terça-feira (31), na revista Nature, especializada em ciência. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

MAIS ACESSADAS