Representantes de diversas empresas farmacêuticas informaram, no final desta semana, que as primeiras vacinas contra a covid-19 podem ser lançadas antes de 2021. A empresa Pfizer, por exemplo, acredita que a vacina produzida pela companhia possa ser lançada até o final do próximo mês de outubro. 

“Se tudo correr bem e as estrelas estiverem alinhadas, teremos evidências suficientes de segurança e eficácia para que possamos tomar uma vacina (contra a Covid-19) no final de outubro”, disse o CEO da Pfizer, Albert Bourla.

O representante da Pfizer participou da reunião virtual de grandes farmacêuticas organizada pela Federação Internacional de Fabricantes e Associações Farmacêuticas (IFPMA, na sigla em inglês), nesta quinta-feira (28). 

BUSCA INCESSANTE 

Atualmente, mais de cem laboratórios ao redor do mundo lutam para criar uma vacina contra o novo coronavírus. Dez dessas companhias já chegaram à fase de testes clínicos em humanos, entre eles a própria Pfizer, que se uniu à empresa alemã Biontech para desenvolver possíveis vacinas contra a Covid-19 na Europa e nos Estados Unidos.

“A esperança de muitas pessoas é que tenhamos uma vacina, espero que várias, até o fim deste ano”, disse Pascal Soriot, chefe da AstraZeneca, que, em parceria com a Universidade de Oxford, também trabalha em outra candidata à vacina contra o novo coronavírus, já em fase de testes no Reino Unido.

O esforço das diversas companhias farmacêuticas será necessário para um efeito imunizador em escala mundial: estima-se que sejam necessárias 15 bilhões de doses para interromper a pandemia.

Estima-se que haja 10 outras vacinas em testes pelo mundo e expectativa é que até o fim do ano cura chegue Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS