A Mongólia anunciou que fechou sua fronteira com a Rússia, a decisão veio depois que dois homens, de 27 e 17 anos, foram diagnosticados do peste bubônica, mais conhecida como "Peste Negra", após comerem carne de marmota. De acordo com a imprensa local, a província de Khovd, no oeste do país, ficará fechada pelas próximas duas semanas. Ninguém pode entrar ou sair sem autorização.

Anvisa autoriza testes para vacina chinesa contra Covid-19

 O Centro Nacional de Controle de Zoonoses (NCZD) da Mongólia informou que na região, 146 pessoas que tiveram contato com as pessoas contaminadas foram colocadas em quarentena e testadas para descobrir se também foram infectadas com a doença, assim como outras 507 que tiveram contato indireto.

Avanço: tratamento brasileiro elimina há 17 meses o vírus HIV em paciente

Doença mortal

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença é de origem bacteriana, sendo altamente contagiosa e pode matar adultos em até 24 horas, se não for tratada a tempo. Ainda segundo a organização, a "Peste Negra" matou dezenas de milhões na Europa durante uma epidemia na Idade Média.

Covid-19: Brasil tem mil mortes pelo 5° dia seguido e supera 64 mil óbitos

Os pacientes, que não teve a identidade divulgada, estão sendo tratados em hospitais separados. Em 2019, um casal morreu na região de peste bubônica após consumir carne de marmota.

Na idade média a peste negra foi disseminada por ratos e era altamente transmissível. Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS