Pesquisadores australianos documentaram quatro espécies de tubarões com a capacidade de “andar” no fundo do mar. Segundo o site BGR (Boy Genius Report), os tubarões usam as barbatanas para se locomoverem em terra seca, a condição era, até então, desconhecida pela ciência.

No entanto, ao investigarem espécies, descobriram quatro que aparentemente desenvolveram essa capacidade recentemente. O estudo foi divulgado na revista Marine & Freshwater Research e sugere que esses animais podem obter grandes vantagens ao “caminhar” pelo fundo do mar.

ASSISTA O VÍDEO!

“Em vez de nadar, esses pequenos tubarões ‘andam’ com as barbatanas peitorais e pélvicas. O que torna mais fácil enfiar a cabeça sob os corais e as rochas, enquanto procuram pequenos peixes, caracóis e crustáceos para comer”, explica Mark Erdmann, autor do da pesquisa.

Os especialistas afirmam que os tubarões andarilhos normalmente habitam áreas isoladas e não viajam muito. Eles atribuem a “caminhada” a indivíduos ou pequenos grupos recém-chegados a determinada localidade. Uma vez que desenvolvem a habilidade, as gerações futuras a aprendem desde o nascimento. 

Peixes usam as barbatana para 'caminhar' no fundo do mar. Pesquisadores afirmam que habilidade foi desenvolvida recentemente. Foto: Reprodução/YouTube/Conservation International

MAIS ACESSADAS