O navio japonês MV Wakashio bateu contra um recife de coral na costa sudeste da Maurícia no dia 25 de Julho e está causando um desastre ambiental sem precedentes. O navio, que está encalhado, começou a vazar petróleo na semana passada e agora jorra uma quantidade que ultrapassou mil toneladas no mar.

Voluntários pescaram enguias mortas das águas sujas esta terça-feira (11), enquanto tentavam limpar os danos causados ao Oceano Índico pelo petroleiro japonês. Estima-se que já tenham sido derramadas mil toneladas de petróleo.

Ativistas disseram à agência internacional de notícias Reuters que as enguias mortas estavam flutuando na água e que estrelas-do-mar estavam envoltas de um líquido negro pegajoso. Caranguejos e aves marinhas também estão morrendo aos montes.

“Não sabemos o que poderá acontecer futuramente com o barco, poderá quebrar ainda mais”, afirmou Yvan Luckhun, um dos voluntários da limpeza.

O MV Wakashio ainda conserva cerca de 2000 toneladas de petróleo, quantidade que poderá vazar a qualquer momento. Existe o risco de que o navio se parta ao meio. O primeiro-ministro, Pravind Jugnauth, avisou na segunda-feira que o país se deve preparar para o pior.

O turismo é um sector importante da economia mauriciana. O Governo, que declarou emergência na sexta-feira devido ao derrame, está a trabalhar com a França para tentar remover o petróleo.

Foto: Reuters

MAIS ACESSADAS