A partir desta sexta-feira (14), as Filipinas suspenderam, temporariamente, as importações de carne de frango brasileira por medo da covid-19.

A proibição acontece um dia após autoridades da cidade de Shenzhen, na China, alegarem ter encontrado o novo coronavírus, Sars-CoV-2, em carregamentos de alimentos congelados vindos do Brasil.

"Com os relatórios recentes da China e em conformidade com a Lei de Segurança Alimentar do país para regulamentar os operadores de empresas de alimentos e proteger os consumidores filipinos, é imposta a proibição temporária da importação de carne de frango", disse o Departamento de Agricultura das Filipinas em um comunicado, citado pela agência Reuters.

Porém, o órgão não especificou por quanto tempo a proibição será aplicada. O frango brasileiro corresponde a 20% das importações do produto nas Filipinas.

Ainda na quinta-feira (13), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) alegou que espera esclarecimentos das autoridades chinesas sobre o fato.

As Filipinas disseram que os produtos de frango que estão atualmente no mercado são seguros para consumo.

Medida ocorre um dia após a China alegar ter encontrado rastros do vírus no produto brasileiro Foto: Freepik

MAIS ACESSADAS