Um dos principais sintomas associados ao coronavírus é a perda do paladar e do olfato, mas em alguns casos estudados por pesquisadores, o número de pessoas que reclamam de alterações no cheio e no gosto tem aumentado.

Alguns casos ocorrem o fenômeno chamado parosmia, que leva o olfato e sentir uma distorção no cheio do ambiente, como por exemplo, um copo de água ou até mesmo um shampoo pode ter cheio desagradável para algumas pessoas.

É o caso de Kate McHenry, que relata que um produto apresenta um cheio diferente do habitual antes de contrair o vírus. “Meu xampu favorito agora tem o cheio mais desagradável do mundo”, afirma.

Além disso, a vida de Kate mudou literalmente, pois tem evitado realizar atividades normais antes da pandemia devido o gosto esquisito. “Antes eu ia a restaurantes para comer, mas hoje não consigo sentir nem o cheio da comida”, alerta.

A parosmia ocorre quando os nervos começam a crescer novamente e o cérebro tem dificuldades para identificar o real cheio de determinado objeto. Isso ocorre após os tecidos serem danificados pelo vírus, em um fenômeno conhecido como anosmia.

Em alguns casos, o paciente chega a sentir cheio de objetos queimados e até sensação de algo estragado, o que pode comprometer o sistema nervoso e cerebral do paciente, ao ponto de causar lembranças incomodas.

Em países como o Reino Unido, pacientes que tem este sintoma recebem ajuda de um grupo para recuperar o olfato de forma correta, com treinamentos e um guia de alimentação que ajudam na recuperação do sentido.

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS