Será Nirvana, Jardim do Éder ou Xangri-lá? Aqueles que seriam o paraíso no Planeta Terra pode ter uma outra visão do espaço, o que parecem "rios de ouro", caminhos pontilhados que correm pela Floresta Amazônica. Da terra, a realidade é mais preocupante: imagens capturadas pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa) revelam a extensão da extração ilegal de ouro nas partes mais remotas do Peru.

De acordo com a agência, os "rios de ouro" capturados nas imagens mostram os poços cavados para mineração ilegal, que aparecem bacias cheias de água, nos quais a vegetação foi removida, rodeadas de lama. A Nasa explicou ainda que as condições climáticas favoreceram a captação das fotos, já que os poços escondidos, são iluminados pela luz solar.

VEJA TAMBÉM!

Elas foram tiradas por um astronauta da ISS (Estação Espacial Internacional) em dezembro do ano passado, desde sua publicação nesta quinta-feira (11), viralizaram nas redes sociais. As imagens foram consideradas mais uma prova da escala da extração ilegal de ouro na região de Madre de Dios, no sudeste do Peru.

O Peru é um dos maiores exportadores de ouro do mundo e a área de Madre de Dios, o lar de uma enorme indústria não regulamentada com milhares de mineradores tentando ganhar a vida. A área é um foco de biodiversidade e a indústria extrativa levou ao desmatamento extensivo e à destruição de importantes habitats.

Imagem mostra o impacto da mineração de ouro na região de Madre de Dios, leste do Peru Foto: Divulgação/NASA

MAIS ACESSADAS