Diário Online
Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$
RISCOS

Depressão causa envelhecimento mais rápido das células

O transtorno é também um fator de risco para doenças cardiovasculares, mal de Alzheimer e osteoporose.

quinta-feira, 08/04/2021, 18:57 - Atualizado em 08/04/2021, 18:57 - Autor: Com informações Revista Veja


O transtorno é um fator de risco para doenças cardiovasculares, mal de Alzheimer e osteoporose
O transtorno é um fator de risco para doenças cardiovasculares, mal de Alzheimer e osteoporose | Reprodução

Um novo estudo concluiu que a depressão pode acelerar o envelhecimento celular e levar a morte prematura. Além disso, segundo os pesquisadores, o transtorno é um fator de risco para doenças cardiovasculares, mal de Alzheimer e osteoporose. A pesquisa foi publicada no periódico científico Translational Psychiatry.

Os cientistas partiram da ideia de essas doenças, as pessoas com depressão grave possuem grandes chances de desenvolver, estão ligadas à idade avançada e a riscos de mortalidade precoce. Assim, eles decidiram olhar para o envelhecimento celular para entender o que pode causar essa correlação.

Dessa forma, os especialistas passaram a observar as mudanças no DNA que indicam o envelhecimento e o quão rápido elas ocorriam em pessoas deprimidas. Como resultado, eles constataram que as células desses indivíduos envelhecem em média dois anos antes do normal.

Para os cientistas, ainda não está claro se a doença acelera o processo de envelhecimento celular ou se ambos esses processos estão ligados a um terceiro fator. Para entender mais sobre o assunto, é preciso organizar mais estudos acerca do tema, que permanece um tabu para grande parte da sociedade.

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
MAISACESSADAS