plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
FENÔMENO

Eclipse formará “anel de fogo” no dia 10 de junho

Essa é a primeira vez que um eclipse anular acontece em 2021.

Imagem ilustrativa da notícia Eclipse formará “anel de fogo” no dia 10 de junho camera Eclipse solar chamado de “anel de fogo” no céu | Reprodução

Os amantes em observar o céu e as estrelas já podem ir se preparando! Na próxima quinta-feira (10), vai acontecer um fenômeno muito raro: um eclipse anular, tipo de eclipse solar parcial que forma o chamado “anel de fogo” no céu.

Mas, afinal, qual a diferença desse para um eclipse solar comum? Durante um eclipse solar, a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra. Já no eclipse anular, a Lua está num ponto mais distante da órbita terrestre e fica com uma aparência menor, deixando as bordas do Sol aparecerem. Esse efeito faz com que a forma de um “anel de fogo” apareça no céu.

VEJA TAMBÉM!

Essa é a primeira vez que um eclipse anular acontece em 2021. O fenômeno só poderá ser visto no norte do Canadá, Rússia e da Groenlândia. Na costa leste dos Estados Unidos, em Montreal, no Canadá, e em Londres.

O eclipse durará cerca de 3 minutos e 51 segundos, com início previsto para 5h12, no horário de Brasília. Caso você esteja em um desses países, especialistas recomendam que use óculos especiais para assistir o fenômeno, para evitar danos nos olhos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias