plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
FENÔMENO

Cometa recém descoberto será o mais brilhante de 2021

Segundo os cientistas, o Cometa Leonard deverá atingir a magnitude aparente de 5 ou 4 - isso o coloca como um objeto a ser observado a olho nu.

Imagem ilustrativa da notícia Cometa recém descoberto será o mais brilhante de 2021 camera "Cometa Leonard" | Reprodução

Utilizando o Observatório Mount Lemmon, no Arizona, nos Estado Unidos, o astrônomo Greg Leonard realizou a primeira descoberta de cometa de 2021. Como se não bastasse ser o primeiro do ano, o novo cometa denominado de C/2021 A1 (Leonard) promete ser o fenômeno mais brilhante de 2021, e com sorte, teremos a chance de observá-lo a olho nu!

De acordo com os especialistas, atualmente, o "Cometa Leonard" está muito distante, entre as órbitas de Marte e Júpiter - mas ele está se aproximando. O periélio (momento de máxima aproximação com o Sol) deve acontecer no dia 03 de janeiro de 2022 (exatamente 1 ano após sua descoberta).

Já o perigeu (máxima aproximação com a Terra) deve ocorrer em 12 de dezembro de 2021 às 14:13 pelo horário internacional. Segundo os pesquisadores, o Leonard não tem qualquer chance de colisão com a Terra. Durante sua máxima aproximação com o nosso planeta, ele passará a mais de 34 milhões de quilômetros de distância - quase 100 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Ainda segundo os cientistas, o C/2021 A1 Leonard deverá atingir a magnitude aparente de 5 ou 4 - isso o coloca como um objeto a ser observado a olho nu. Até o início de dezembro de 2021, o Leonard só poderá ser observado do hemisfério norte, mas no final de dezembro e início de janeiro de 2022 (melhor momento), ele poderá ser observado do hemisfério sul.

As estimativas dos especialistas sobre seu brilho devem mudar conforme o objeto se aproxima do Sol. Sua velocidade é de aproximadamente 254.399 km/h - isso equivale a 70,6 quilômetros por segundo.

VEJA O FENÔMENO!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias