A onda de protestos e saques na África do Sul, que acontece após a prisão do ex-presidente Jacob Zuma, segue para o terceiro dia. Dezenas de pessoas já morreram durante os confrontos e centenas foram presas.
Nesta quarta-feira (14), uma mãe foi forçada a jogar o próprio bebê de um prédio em chamas em Durban. O atentado foi causado por um grupo de saqueadores.
Tanto a mãe quanto a criança foram resgatadas e reunidas com vida. Vídeos mostram parte da ação. Pessoas que passavam pelo local ajudaram no resgate de mais pessoas que estavam no edifício.
Zuma, que governou a África do Sul durante dois mandatos com apoio da massa de trabalhadores, foi condenado a 15 meses de prisão por se recusar a depor em um processo em que é acusado de corrupção. Ele nega ter cometido crimes e acusa seus opositores de perseguição.
O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, pediu calma.
"O caminho da violência, dos saques e da anarquia leva apenas a mais violência e devastação, bem como sofrimento", afirmou ele, em pronunciamento na TV.
A violência também afetou a imunização contra a covid-19 — postos de vacinação tiveram de ser fechados por segurança.
Confira no vídeo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar