Os quatro minutos que o bilionário Sir Richard Branson passou em no espaço, em julho desse ano, não foi somente um feito histórico, mas também abriu portas para um negócio que antes só se pensava em ficção cientifica: o turismo espacial. Branson foi seguido pelo bilionário e fundador da Amazon, Jeff Bezos, que voou para o espaço em 20 de julho em um voo tripulado bem-sucedido a bordo de sua nave New Shepard.

Por outro lado, o fundador da SpaceX, Elon Musk tem como objetivo de longo prazo é colonizar Marte por meio de métodos de viagens espaciais mais eficientes. Musk disse que a primeira missão tripulada ao planeta vermelho será em 2026. Poucos detalhes da viagem da SpaceX a Marte foram revelados mas a empresa parece estar colaborando com a  National Aeronautics and Space Administration (NASA) no desenvolvimento de planos.

VEJA TAMBÉM!

Embora nem todos os fabricantes aeroespaciais tenham o mesmo objetivo de colonizar outros planetas, empresas como a SpaceX, Virgin Galactic e Blue Origin compartilham uma visão semelhante. E isso levou alguns a dizer que Branson, Bezos, Musk e outros bilionários estão se preparando para deixar a Terra, deixando para trás um planeta crivado de problemas que não podem mais resolver.

Em resposta ao voo espacial de Sir Richard Branson e Jeff Bezos, o chefe da Campanha de Desigualdade Global da Oxfam International, Deepak Xavier disse que agora alcançamos a desigualdade estratosférica. Bilionários voando para o espaço longe de um mundo de pandemia, mudança climática e fome. Eles podem estar investindo no turismo espacial mas alguns acreditam que os mega-ricos estão se preparando para fugir do planeta.

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS