A tomada do poder pelo Taleban no Afeganistão causou uma corrida da população de Cabul aos bancos e ao aeroporto da capital para tentar fugir do país neste domingo (15). Vídeos nas redes sociais mostram uma multidão de pessoas, especialmente famíliasinteiras, no Aeroporto Internacional Hamid Karzai, próximo à capital, andando pelas pistas, em meio a veículos militares e aviões. É a primeira vez que os combatentes do grupo fundamentalista invadem a capital do Afeganistão desde 13 de outubro de 2001, quando tiveram de se retirar sob bombas norte-americanas e britânicas.

Testemunhas em um dos terminais do aeroporto de Cabul disseram ao jornal The New York Times que ouviram tiros e viram o estacionamento lotar com pessoas desesperadas em busca de voos. Na tarde de ontem, a embaixada dos Estados Unidos, que está funcionando neste momento dentro do aeroporto, disse que a segurança no local estava mudando rapidamente. Segundo um funcionário da Otan, todos os voos comerciais foram suspensos e apenas aeronaves militares foram autorizadas a operar.

Vídeos circulam nas redes sociais mostrando milhares de pessoas na pista do aeroporto de Cabul. Desesperados, muitos se agarram ao trem de pouso de um avião militar norte-americano, enquanto a aeronave taxiava pela pista, prestes a levantar voo.

Outras imagens mostram, supostamente, corpos caindo do avião, já durante o voo.

Watch: A video shows the moment Afghan citizens dropped from an aircraft near #Kabul airport after clinging on to a US Air Force plane in an attempt to flee the country amid the #Taliban takeover. #Afghanistan https://t.co/2vc7iuFmgj pic.twitter.com/MdrNlasobn

— Al Arabiya English (@AlArabiya_Eng) August 16, 2021

This is probably following this incident #Kabul pic.twitter.com/tVQSjXJ9v9

— AIRLIVE (@airlivenet) August 16, 2021

Os Estados Unidos e mais 60 países aliados fizeram um apelo para que cidadãos afegãos e estrangeiros possam sair do Afeganistão se assim o desejarem, disse na noite deste domingo (15) o Departamento de Estado americano. O comunicado, assinado por aliados americanos como Austrália, França, Reino Unido, Japão, Coreia do Sul e Qatar, é a primeira grande manifestação multilateral sobre a situação no Afeganistão desde que o Taleban tomou o controle da capital, Cabul, mais cedo no domingo, pondo fim a 20 anos de ocupação militar liderada pelos Estados Unidos. "O povo afegão merece viver com segurança e dignidade. Nós na comunidade internacional estamos prontos para assisti-los", diz o documento.

Também pede que fronteiras terrestres e aeroportos permaneçam abertos. No momento em que o texto foi divulgado, governos estrangeiros realizavam operações de emergência para retirar diplomatas, civis e militares em segurança após o colapso da administração do presidente Ashraf Ghani, que fugiu do país no domingo diante do avanço do Taleban.

Imagens feitas antes da decolagem mostram dezenas de afegãos ao redor da aeronave, algumas agarradas ao trem de pouso Foto: Reprodução - Twitter

MAIS ACESSADAS