plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DESESPERO NO AFEGANISTÃO

Vídeo mostra pessoas caindo de avião americano em Cabul

Milhares de pessoas tentam fugir de Cabul após a capital afegã ter sido retomada pelo Taleban

Imagem ilustrativa da notícia Vídeo mostra pessoas caindo de avião americano em Cabul camera Imagens feitas antes da decolagem mostram dezenas de afegãos ao redor da aeronave, algumas agarradas ao trem de pouso | Reprodução - Twitter

A tomada do poder pelo Taleban no Afeganistão causou uma corrida da população de Cabul aos bancos e ao aeroporto da capital para tentar fugir do país neste domingo (15). Vídeos nas redes sociais mostram uma multidão de pessoas, especialmente famíliasinteiras, no Aeroporto Internacional Hamid Karzai, próximo à capital, andando pelas pistas, em meio a veículos militares e aviões. É a primeira vez que os combatentes do grupo fundamentalista invadem a capital do Afeganistão desde 13 de outubro de 2001, quando tiveram de se retirar sob bombas norte-americanas e britânicas.

Testemunhas em um dos terminais do aeroporto de Cabul disseram ao jornal The New York Times que ouviram tiros e viram o estacionamento lotar com pessoas desesperadas em busca de voos. Na tarde de ontem, a embaixada dos Estados Unidos, que está funcionando neste momento dentro do aeroporto, disse que a segurança no local estava mudando rapidamente. Segundo um funcionário da Otan, todos os voos comerciais foram suspensos e apenas aeronaves militares foram autorizadas a operar.

Vídeos circulam nas redes sociais mostrando milhares de pessoas na pista do aeroporto de Cabul. Desesperados, muitos se agarram ao trem de pouso de um avião militar norte-americano, enquanto a aeronave taxiava pela pista, prestes a levantar voo.

Outras imagens mostram, supostamente, corpos caindo do avião, já durante o voo.

Os Estados Unidos e mais 60 países aliados fizeram um apelo para que cidadãos afegãos e estrangeiros possam sair do Afeganistão se assim o desejarem, disse na noite deste domingo (15) o Departamento de Estado americano. O comunicado, assinado por aliados americanos como Austrália, França, Reino Unido, Japão, Coreia do Sul e Qatar, é a primeira grande manifestação multilateral sobre a situação no Afeganistão desde que o Taleban tomou o controle da capital, Cabul, mais cedo no domingo, pondo fim a 20 anos de ocupação militar liderada pelos Estados Unidos. "O povo afegão merece viver com segurança e dignidade. Nós na comunidade internacional estamos prontos para assisti-los", diz o documento.

Também pede que fronteiras terrestres e aeroportos permaneçam abertos. No momento em que o texto foi divulgado, governos estrangeiros realizavam operações de emergência para retirar diplomatas, civis e militares em segurança após o colapso da administração do presidente Ashraf Ghani, que fugiu do país no domingo diante do avanço do Taleban.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias