Se você assistiu à televisão aberta no Brasil nos últimos 37 anos, certamente lembra de seu Madruga deslumbrado à beira da piscina: "Moça bonita, moça formosa, moça bem-feita!". Também lembra da canção Boa noite, vizinhança, cantada no pôr-do-sol à beira mar: "Até que chegou a aurora e nos surpreendeu". O clássico episódio "Vamos Todos a Acapulco", do seriado Chaves, foi gravado no Hotel Emporio, em 1977 e até hoje faz parte do nosso imaginário.

Contudo, as notícias vindas do país da América do Norte não são das melhores sobre o local. Parte da estrutura do hotel de luxo foi destruída por um terremoto de magnitude 7,1 que teve o epicentro próximo ao balneário de Acapulco.

O tremor ocorreu nesta terça-feira (7), às 20h47 (22h47 no horário de Brasília), com epicentro a 11 quilômetros a sudoeste de Acapulco, no estado de Guerrero, de acordo com o Serviço Sismológico Nacional. Até as 5h de 8 de setembro, no horário mexicano, haviam sido registradas 150 réplicas do terremoto.

Estruturas na entrada do hotel Emporio, perto das portas giratórias onde Chaves se atrapalhava para entrar, desabaram sobre carros. O Centro de Alerta de Tsunamis, da Marinha mexicana, descartou a possibilidade de ondas gigantes na região.

HOTEL E GRAVAÇÕES DO CHAVES

As filmagens do seriado Chaves ocorridas em 1977 fizeram do hotel um dos mais conhecidos de todo o México. Até hoje, milhares de fãs que vão a Acapulco fazem do edifício um ponto obrigatório: tirar foto na porta giratória onde o menino órfão se atrapalhou virou praxe. 

Autoridades confirmam pelo menos uma morte em decorrência dos tremores no estado de Guerrero Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS