plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
HOMENAGEM

Nobel de Física vai para trio que analisa mudança climática

Saiba mais detalhes dos 3 vencedores!

Imagem ilustrativa da notícia Nobel de Física vai para trio que analisa mudança climática camera Reprodução

A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou nesta terça-feira (5) os vencedores do Prêmio Nobel 2021 em Física. O trio de pesquisadores Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi são os vencedores deste ano “por contribuições inovadoras para a nossa compreensão de sistemas físicos complexos.”

“Três laureados compartilham o Prêmio Nobel de Física deste ano por seus estudos de fenômenos ‘caóticos’ e aparentemente aleatórios. Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann estabeleceram a base do nosso conhecimento sobre o clima da Terra e como a humanidade o influencia. Giorgio Parisi é recompensado por suas contribuições revolucionárias à teoria de materiais desordenados e processos aleatórios”, anunciou a Academia.

Em 2020, o Nobel de Física também foi para um trio de cientistas por suas descobertas sobre um dos fenômenos mais exóticos do universo: os buracos negros.

Neste ano, os cientistas dividem prêmio de 10 milhões de coroas suecas, equivalente a R$ 6,1 milhões. Do total, metade será para Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann e a outra metade para Giorgio Parisi.

PERFIS

Manabe, de 89 anos, nascido no Japão, foi reconhecido por sua demonstração de como o aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera leva ao aumento da temperatura na superfície da Terra. “Seu trabalho lançou as bases para o desenvolvimento dos modelos climáticos atuais”, diz a Assembleia do Nobel. Ele estudou na Universidade de Tóquio e atua como metereologista sênior da Universidades de Princeton, nos Estados Unidos.

Nobel de Medicina: descobertas sobre temperatura e toque

O alemão Hasselmann, de 89 anos, criou um modelo físico que liga tempo e clima. Atualmente, os métodos criados por ele têm sido usados para provar que o aumento da temperatura na atmosfera é devido às emissões humanas de dióxido de carbono. Hasselmann estudou na Universidade de Göttingen, na Alemanha. Atualmente, ele é professor do Instituto de Metereologia Max Planck, em Hamburgo.

Já o italiano Parisi, de 72 anos, descobriu padrões ocultos em materiais complexos desordenados. “Suas descobertas estão entre as contribuições mais importantes para a teoria dos sistemas complexos”. Ele se formou na Universidade Sapienza de Roma, na Itália, e é professor da instituição.

PRÓXIMOS ANÚNCIOS

Química: quarta-feira (6)

Literatura: quinta-feira (7)

Paz: sexta-feira (8)

Economia: segunda-feira (11)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias