Gripe aviária é a doença causada por uma variedade do vírus Influenza (H5N1) hospedado por aves, mas que pode infectar diversos mamíferos. Tendo sido identificada em Itália por volta de 1900, é, no entanto, conhecida por existir em grande parte do globo, concentrando-se hoje principalmente no sudeste asiático.
Essa semana, as autoridades sanitárias da Holanda pediram que todos os avicultores do país isolem e mantenham seus animais em confinamento, em uma tentativa de deter uma epidemia de gripe aviária altamente contagiosa.
Em nota, o Ministério da Agricultura holandês , informou que a decisão foi tomada após a detecção da cepa H5 do vírus da gripe aviária em uma granja na província de Flevoland, na região central do país.
"Cerca de 36 mil aves foram sacrificadas na granja para impedir a propagação do vírus", afirma o comunicado emitido pelo ministério.
Leia também!
- Áustria fará lockdown apenas para não vacinados
- Quarta onda: Alemanha bate recorde de casos de Covid-19
O órgão também informou que detectou aumento no número de aves silvestres mortas no norte da Holanda e no de pássaros silvestres infectados na Alemanha.
Essa é a segunda epidemia desse tipo registrada na Holanda neste ano após um surto similar em fevereiro, quando se detectou uma infecção em granja de perus no sul.
A Holanda foi o país mais afetado em 2003, quando surgiu uma cepa mortal de gripe aviária H7N7, que matou uma pessoa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar