plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
AVANÇOS

Arma hipersônica da China é 5 vezes mais rápida do que o som

General Mark Milley foi a primeira autoridade americana a confirmar teste chinês.

Imagem ilustrativa da notícia Arma hipersônica da China é 5 vezes mais rápida do que o som camera China teria conseguido desenvolver uma tecnologia que nenhum outro país tem. | Reprodução - YouTube (BBC News Brasil)

A maior autoridade militar americana afirmou, no dia 27 de outubro, que a China estava fazendo avanços significativos em sistemas de armas hipersônicas, dos quais seria difícil para os Estados Unidos se defenderem. Mark Milley, chefe do Estado-Maior dos EUA, é o primeiro alto funcionário do Pentágono a confirmar o teste bem-sucedido da China.

Vale-gás já está em vigor: saiba se tem direito ao auxílio!

De acordo com os novos detalhes publicados pelo jornal “Financial Times” no último domingo (21), a China conseguiu desenvolver duas armas hipersônicas: um míssil que pode ser manobrado e é impulsionado por um motor; a outra é um veículo que plana e atinge uma velocidade equivalente a cinco vezes a velocidade do som, podendo levar ogivas nucleares e também disparar mísseis. Ainda segundo o periódico, os testes das armas chinesas foram realizados em julho.

Chile: ultradireita pode levar eleição sem Piñera e Bachelet

No anúncio feito em outubro, Mark Milley mencionou as comparações feitas com as primeiras vitórias da União Soviética na corrida espacial durante a Guerra Fria.

A União Soviética lançou o satélite Sputnik em 1957, o que surpreendeu os EUA e gerou temores de que eles estivessem ficando para trás tecnologicamente, em uma corrida armamentista cada vez mais acelerada.

Por que as armas hipersônicas são importantes?

Os comentários de Milley ocorrem quase duas semanas após o jornal britânico Financial Times noticiar que os militares chineses lançaram, em agosto, uma arma hipersônica com capacidade nuclear.

O míssil circundou a Terra a baixa altitude antes de entrar novamente na atmosfera, e finalmente errar por uma diferença de mais de 30 quilômetros seu alvo de teste na China, de acordo com a publicação.

Os mísseis hipersônicos são projetados para viajar mais de cinco vezes, a velocidade do som numa trajetória de voo que os torna mais difíceis de serem detectados e interceptados.

A tecnologia está na vanguarda das futuras capacidades de guerra, e as notícias do progresso da China nesta nova corrida armamentista foram recebidas com preocupação nos EUA.

Os americanos também estão trabalhando em armas hipersônicas, mas ainda não testaram uma arma na escala que Milley disse que a China alcançou. "É um feito tecnológico bastante significativo que ocorreu... e tem toda a nossa atenção", disse o general.

A China, por sua vez, negou a informação e afirmou que a estava testando um veículo espacial reutilizável.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias