plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ESPERANÇA

Vacina contra Alzheimer começa ser testada em humanos

O primeiro paciente a receber a dose do imunizante mora na Finlândia.

Imagem ilustrativa da notícia Vacina contra Alzheimer começa ser testada em humanos camera O imunizante chamado de "ALZ-1010" será utilizada primeiramente nos voluntários com a doença em estágio inicial. | Reprodução

O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que acomete principalmente os idosos. Funções cerebrais como memória, linguagem, cálculo e comportamento são comprometidas de forma lenta e progressiva, levando o paciente a uma dependência para executar suas atividades de vida diária.

No entanto, parece que a cura para a doença pode estar bem próxima. A biofarmacêutica sueca Alzinova começou esta semana os primeiros testes clínicos de uma vacina contra o mal de Alzheimer. O primeiro paciente a receber a dose mora na Finlândia.

O imunizante chamado de "ALZ-101" será utilizada primeiramente nos voluntários com a doença em estágio inicial.

“Estamos ansiosos para continuar o desenvolvimento deste potencial tratamento revolucionário para a doença com o objetivo de longo prazo de tratar e prevenir o início e a progressão desta doença devastadora”, disse a CEO da Alzinova, Kristina Torfgard em comunicado à imprensa.

Os cientistas agora vão analisar a segurança da vacina, usada para combater diretamente as cadeias de proteínas acumuladas no cérebro e que provocam o Alzheimer.

O estudo clínico de Fase 1b com a vacina ALZ-101 em pacientes com Alzheimer inicial vai estudar a resposta imunológica ao imunizante após doses múltiplas, bem como uma série de biomarcadores associados à doença.

Veja também!

De acordo com os pesquisadores, serão no total, 26 pacientes incluídos no estudo. Os participantes receberão quatro doses de ALZ-1010, ou placebo. O estudo investiga duas dosagens diferentes de ALZ-1010 durante um período de tratamento de 20 semanas.

Resultados em 2023

Os dados principais para o estudo são antecipados para o segundo semestre de 2023. O ensaio clínico está sendo realizado na Finlândia pelo parceiro de Alzinova, Clinical Research Services Turku (CRST), que tem uma vasta experiência em estudos sobre o mal de Alzheimer.

A análise dos biomarcadores será feita por meio de uma colaboração de pesquisa com o Sahlgrenska University Hospital, em Gotemburgo, na Suécia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias