Mesmo que, em alguns lugares, a pandemia do novo coronavírus já pareça controlada, a prevenção da Covid-19 ainda está entre as prioridades do atual cenário mundial. Uma nova invenção deixou pesquisadores animados, podendo tornar mais prática a proteção contra a doença. 

Brasileiros preferem compras online por medo da Covid-19

Cientistas trabalham em uma goma de mascar experimental que promete “prender” cerca de 95% de partículas do coronavírus na boca. A pesquisa foi relatada pela Universidade da Pensilvânia, na Molecular Therapy.

Segundo os pesquisadores, o chiclete “anti-Covid” tem o sabor e a sensação do tradicional. De acordo com o estudo, a goma pode limitar a quantidade de vírus na saliva e ajudar a interromper a transmissão quando as pessoas infectadas falam, respiram ou tossem. 

O chiclete “anti-Covid” tem cópias da proteína ACE2, que é encontrada na superfície das células. O vírus a usa como uma forma de invadir as células e, em seguida, infectá-las. Nos experimentos, as partículas de vírus se ligaram ao ACE2 na goma de mascar, resultando em uma redução da carga viral nas amostras em mais de 95%.

Black Friday: 3 dicas para garantir uma compra segura

Além disso, o chiclete pode ser armazenado por anos em temperaturas normais e mastigá-lo não danifica as moléculas da proteína ACE2, segundo os pesquisadores.

A goma ainda não está disponível para uso geral, mas é uma etapa promissora na limitação da disseminação em pessoas infectadas. Até então, a vacina ainda é a melhor forma de se proteger contra o coronavírus, além de cumprir as normas de segurança sanitária impostas pelas autoridades de saúde. 

Chiclete anti-Covid promete reduzir a carga viral na saliva. Foto: Reprodução/Freepik

MAIS ACESSADAS