Pesquisadores ao redor do mundo estudam incansavelmente formas de controlar a covid-19. Ainda não foram disponibilizados para o público nenhum medicamento que seja comprovadamente eficaz contra o coronavírus, mas algumas pesquisas já estão perto disso.
Leia também: Covid-19: mais letal, variante Gama desaparece do Brasil
É o caso de um spray nasal, desenvolvido na universidade de Helsinque, na Finlândia, que promete proteger o usuário, por pelo menos oito horas, de todas as variantes do covid-19.
A equipe desenvolveu uma molécula que consegue inativar a proteína spike do coronavírus, esta proteína é utilizada pelo vírus para invadir as células humanas.
Testes em laboratório mostraram que a molécula TrSb92 protege contra infecções por pelo menos oito horas, mesmo com um alto risco de exposição. A substancia protege imediatamente após o seu uso.
"O TriSb92 neutraliza potentemente o SARS-CoV-2 e suas variantes de preocupação, incluindo a Delta e a Ômicron. A administração intranasal de uma dose modesta de TriSb92 oito horas antes da exposição ao SARS-CoV-2 B. protegeu eficientemente 1.351 camundongos", diz os estudos.
Os pesquisadores ainda acreditam que por conseguir agir na proteína Spike comum a todas as variantes, tudo indica que o produto também será eficaz contra aquelas que surgirão.
Ainda é necessária que mais pesquisas sejam feitas antes do produto ser administrado em humanos.
Os cientistas ainda ressaltam que esse spray não é uma vacina contra a covid-19 e sim um tratamento preventivo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar