plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
GRANDE DESCOBERTA

Cientistas descobrem que vaso de 1500 anos era um penico

Inicialmente, os arqueólogos acreditavam que o artefato se tratava de um vaso de flores romano, mas um parasita humano desvendou o mistério

Imagem ilustrativa da notícia Cientistas descobrem que vaso de 1500 anos era um penico camera Partes do pote enterradas em Sicília | Divulgação / Roger Wilson

Já pensou ter uma relíquia usada para adornar a sua sala e de repente descobrir que ela se trata de uma outra coisa? Aquele bibelô de tão alta estima sendo tudo, menos o que realmente é.

Um grupo de pesquisadores encontrou um curioso pote de cerâmica estilhaçado em pedaços grandes, no que inicialmente acreditaram tratar-se de um vaso de flores romano. Ao coletarem o material, conduziram os resquícios para um laboratório, visando analisar o objeto em um processo de datação.

Após uma analise minuciosa, ele não apenas descobriram que o vaso foi confeccionado há cerca de 1,5 mil anos, como também teve resquícios de ovos de um parasita intestinal humano identificado no artefato. Tal descoberta levou os cientistas acreditarem que o objeto tratava-se, na verdade, de um penico, onde os romanos antigos defecavam. O estudo foi publicado na revista cientifica sciencedirec.

Veja também:

Ao ser remontado, eles perceberam que o tamanho original atingia 32 centímetros de altura e 34 de largura. Dessa maneira, o local da descoberta, na Vila de Gerace, em Sicília, teve um hábito antigo desvendado; seus habitantes não contavam com latrinas, mas sim, estes baldinhos para realizar as necessidades e descartá-las.

Pote encontrado em Sicília já remontado
📷 Pote encontrado em Sicília já remontado |Divulgação / Roger Wilson

Em entrevista a revista científica Phys, o coautor do estudo, Roger Wilson, arqueólogo da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, explicou a importância desse achado na arqueologia.

“Potes cônicos desse tipo foram amplamente reconhecidos no Império Romano e, na ausência de outras evidências, muitas vezes foram chamados de frascos de armazenamento”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias