plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CONFLITO NA UCRÂNIA

Otan afirma que Rússia se prepara para "ataque total"

Moscou continua negando o possível ataque, no entanto, vem inflamando rebeldes em regiões separatistas do país ucraniano.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Otan afirma que Rússia se prepara para "ataque total" camera Reprodução

Alguns acreditam que seja blefe, outros dizem que a guerra entre Rússia e Ucrânia é cada vez mais iminente. Na tarde deste sábado (19), a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se pronunciou e fez um alerta a comunidade global.

Através de seu secretário-geral, Jens Stoltenberg, a organização que reúne potências ocidentais disse que o exército de Putin está planejando um “ataque total” à Ucrânia.

"Todos concordamos que o risco de um ataque é muito, muito alto", acrescentou Stoltenberg, que participou da Conferência de Segurança de Munique”.

Apesar da afirmação, Stoltenberg declarou que ainda não é "muito tarde" para a Rússia diminuir a escalada de uma possível invasão ao país vizinho. Para ele ainda há a esperança de que a pressão dos países e as ameaças de sanções do Ocidente poderiam ajudar.

Moscou continua negando o possível ataque, no entanto, vem inflamando rebeldes em regiões separatistas do país ucraniano.

A Ucrânia era uma antiga área pertencente à extinta União Soviética que ganhou independência após o final da Guerra Fria.

Apesar disso, existem muitos ucranianos, principalmente nas regiões da Criméia e Donbas, que se identificam mais com a cultura russa que a ucraniana. Estes grupos não querem a adesão da Ucrânia a União Europeia, tampouco uma aproximação com o ocidente.

O conflito entre separatistas ucranianos explodiu em 2014, quando o antigo presidente, Viktor Yanukovich, aliado da Rússia, foi deposto do cargo. Desde então a tensão entre grupos vem aumentando.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias