plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
GUERRA

Putin impõe duas condições para paz na Ucrânia

O Kremlin argumenta que as condições permitiriam o que considera a ‘desmilitarização’ e a ‘desnazificação’ do país vizinho.

Imagem ilustrativa da notícia Putin impõe duas condições para paz na Ucrânia camera Putin quer neutralidade ucraniana | Reprodução

Após os primeiros ataques a regiões ucranianas, o governo da Rússia afirmou, nesta quinta-feira (24), que está disposto a negociar uma trégua. O comunicado foi apresentado pelo secretário de imprensa do Kremlin, Dmitry Peskov.

Ucrânia x Rússia: guerra já deixa 57 mortos e 169 feridos

O principal motivo para os ataques russos é a ocidentalização do país ucraniano, que pertenceu a extinta União Soviética. De acordo com o porta-voz do governo russo, o presidente Vladimir Putin aceita negociar a paz apenas se o governo ucraniano garantir que não ingressará em alianças com o ocidente, como a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a promessa de não contar com a instalação de armas em seu território.

O Kremlin argumenta que as condições permitiriam o que considera a “desmilitarização” e a “desnazificação” da Ucrânia – isso, na visão do governo de Putin, reduziria a percepção de ameaças à segurança da Rússia.

“O presidente formulou sua visão do que esperamos da Ucrânia para que os problemas sejam resolvidos: um status neutro e a recusa em implantar armas”, disse Peskov.

O responsável pelo contato do Kremlin com a imprensa também afirmou que caberá a Putin determinar o timing das negociações, mas adiantou que o presidente russo só iniciará as tratativas “se a liderança da Ucrânia estiver pronta para falar sobre isso”.

Também nesta quinta, Putin declarou a empresários que seu governo não tinha outra opção para defender o território do país além do lançamento de tropas contra a Ucrânia.

“O que está ocorrendo atualmente é uma medida forçada, já que não nos deixaram nenhuma outra forma de proceder”, argumentou o presidente.

Ele insistiu ter sido “obrigado” a tomar uma decisão no âmbito militar e alegou que “não tinha como agir diferente.

Segundo Putin, tentativas do Kremlin de resolver o impasse na Ucrânia foram ignoradas. Ele se refere, por exemplo, à demanda russa para que o país vizinho não integre oficialmente a Otan.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias