plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
GUERRA NA UCRÂNIA

Russos tomam controle da cidade portuária de Kherson

A tomada de Kherson é a vitória mais significativa das tropas russas, até o momento.

Imagem ilustrativa da notícia Russos tomam controle da cidade portuária de Kherson camera Além de Kherson, as tropas invasoras já tomaram outro importante porto do país, Berdyansk, e estão atacando Mariupol. | Reprodução/Twitter @Salam03807744

Autoridades ucranianas confirmaram a tomada pelo exército russo de Kherson, uma das maiores cidades portuárias ao Sul da Ucrânia, com 290 mil habitantes. O conflito no país segue para o oitavo dia da ofensiva russa. A tomada de Kherson é a vitória mais significativa das tropas russas, até o momento.

"Os invasores estão em todas as partes da cidade e são muito perigosos", declarou o chefe da administração regional, Guennady Lakhuta, no Telegram, na noite da última quarta-feira (2).

O prefeito de Kherson, Igor Kolykhayev, se encontrou com oficiais russos. Eles informaram sobre a instalação de uma administração civil-militar na primeira capital regional da Ucrânia a cair em mãos dos invasores.

Leia também:

Invasão russa já levou mais de 1 milhão a deixar Ucrânia

Separatistas ameaçam novos bombardeios antes de negociação

"Não tínhamos armas e não fomos agressivos. Mostramos que trabalhamos para proteger a cidade e tentamos mitigar as consequências da invasão", declarou Kolykhayev, em mensagem no Facebook. "Encontramos enormes dificuldades para recolher e enterrar os mortos, para a entrega de alimentos e medicamentos, a coleta de lixo, o socorro a acidentes, etc", complementou o prefeito.

Igor Kolykhayev anunciou também, um toque de recolher noturno e a restrição ao tráfego de carros na cidade, alegando não ter "feito nenhuma promessa" aos russos e "simplesmente ter lhes pedido para que não atirassem nas pessoas".

Controle russo

Contudo, o controle russo sobre Kherson, cidade localizada na costa do mar Negro, a 100 quilômetros da península da Crimeia, anexada pelos russos em 2014, aumenta a sua influência na região.

As tropas invasoras já tomaram outro importante porto do país, Berdyansk. Elas também estão atacando Mariupol, do qual o prefeito, Vadim Boichenko, assegurou que as forças ucranianas "repeliram dignamente" os ataques.

"Hoje (2) foi o dia mais difícil e cruel dos sete dias de guerra. Eles simplesmente queriam nos destruir", denunciou, em um vídeo no Telegram, acusando os russos de terem "disparado contra prédios residenciais".

Enquanto isso, relatos de testemunhas dão conta de que a ofensiva continua, também na capital Kiev, onde quatro mísseis caíram durante a noite. Ainda não se sabe a extensão dos estragos ou o número de vítimas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias