A Rússia anunciou na manhã desste sábado (5) um cessar-fogo temporário em duas cidades ucranianas. Civis de Mariupol e Volnovakha terão cinco horas para sair das zonas de conflito intenso e a lista de regiões beneficiadas com uma trégua pode aumentar.
De acordo com o assessor do Ministério do Interior ucraniano, Anton Herashchenko, “definitivamente haverá mais acordos como este para todos os outros territórios”.
Leia também:
Bolsonaro sob pressão após Rússia suspender importação
Maior avião do mundo aparece destruído em TV estatal russa
De acordo com a agência estatal russa RIA, a suspensão dos ataques russos vai acontecer das 9h até 16h, no horário de Moscou (4h às 11h, no Brasil). A operação de retirada de civis de Mariupol será iniciada às 11h no horário local (6h no horário de Brasília) e deve durar cinco horas.
Logo depois do anúncio de cessar-fogo, a Ucrânia divulgou um corredor humanitário de Mariupol a Zaporizhzhia, numa distância de cerca de 200 km. “É estritamente proibido desviar da rota”, alertam as autoridades ucranianas.
Chefe do gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, Mykhailo Podoliak confirmou nas redes sociais que as rotas estão sendo preparadas para passagem de pessoas.
“Em Mariupol e Volnovakha, corredores humanitários de evacuação estão sendo preparados para a abertura, e colunas daqueles a serem evacuados estão sendo formadas. As partes cessaram temporariamente o fogo na área dos corredores”, escreveu.
У Маріуполі та Волновасі готують до відкриття евакуаційні гуманітарні коридори, формують колони з тих, хто підлягає евакуації. Сторони тимчасово припинили вогонь у районі коридорів…
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) March 5, 2022
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar