plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
LANÇAMENTO DE MÍSSEIS

Rússia ataca base militar de Yavoriv e mata mais de 30

De acordo com autoridades ucranianas, mais de 30 mísseis teriam atingido as instalações militares de Yavoriv, que acabou deixando 57 feridos

Imagem ilustrativa da notícia Rússia ataca base militar de Yavoriv e mata mais de 30 camera Base militar de Yavoriv, na Ucrânia, foi alvo de ataque russo | Reprodução/ukrinform.net

A guerra entre Rússia e Ucrânia começou no dia 24 de fevereiro e parece que não está próximo de acabar, pois os ataques continuam de forma intensificada, deixando mortos, feridos e refugiados. Os países já tiveram encontros de negociação, mas não chegaram a um acordo e os confrontos seguem deixando rastros de destruição.

Neste domingo (13), militares russos atacaram a base militar ucraniana de Yavoriv , perto da fronteira polonesa, com lançamento de mísseis. A ação deixou pelo menos nove mortos e 57 feridos, mas fontes de segurança ouvidas pelo jornal The Guardian estimam que mais de 30 pessoas tenham morrido no ataque, considerado "o mais ocidental" da guerra até o momento, conforme as autoridades locais.

Em uma entrevista coletiva nesta manhã, o governador de Lviv, Maksym Kozytsky disse que autoridades estavam trabalhando para extinguir um incêndio na base. Uma equipe de reportagem da Reuters informou que viu 19 ambulâncias com sirenes ligadas a caminho da base militar após o ataque.

Rússia faz ameaça de ataque a armas dos Estados Unidos

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, classificou o caso como um "ataque terrorista" e confirmou que militares estrangeiros atuavam na base. Até o momento, não há informações de quantos soldados estavam no local no momento em que foi atingido.

"Este é um novo ataque terrorista contra a paz e a segurança perto da fronteira UE-OTAN. Ações devem ser tomadas para impedir isso", ele disse no Twitter.

O governo polonês também condenou o caso:

"A Polônia condena qualquer agressão contra a Ucrânia, incluindo o bombardeio da base de Yavoriv", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores polonês à Reuters.

A base militar está localizada a apenas 25 km da fronteira com a Polônia. É considerada uma das maiores da Ucrânia e a maior da região ocidental do país. Antes da invasão russa , a Ucrânia realizou a maioria de seus exercícios militares com os países da OTAN e instrutores militares estrangeiros trabalharam no local.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias