O mundo está de olho nas negociações entre Ucrânia e Rússia pelo fim do conflito na região. Na semana passada, um negociador russo chegou a dizer que as conversas avançavam positivamente, o que deu esperanças a todos. 

No entanto, hoje (14) foi anunciado que as conversações foram paralisadas por pelo menos um dia. Foi o que disse um dos negociadores ucranianos no Twitter. A expectativa é que as conversas sejam retomadas na terça-feira (15). 

"Uma pausa técnica foi realizada nas negociações até amanhã [terça-feira]. Para trabalho adicional nos subgrupos de trabalho e esclarecimentos de definições individuais. As negociações continuam", disse o negociador ucraniano Mykhailo Podolyak. 

"Minha expectativa pessoal é que esse progresso leve muito em breve a uma posição comum entre as duas delegações e à assinatura de documentos", disse Leonid Slutski, membro da delegação russa que se reuniu recentemente com negociadores ucranianos em Belarus, citado por agências de notícias russas. 

O presidente ucraniano Zelensky também disse nesta segunda-feira, 14, que continuará negociando com a Rússia e que aguarda uma reunião com o presidente do país, Vladimir Putin. Zelensky tem solicitado repetidamente uma reunião com Putin, mas seus pedidos não foram respondidos pelo Kremlin. 

Em discurso à nação na noite de domingo, o líder da Ucrânia disse que representantes dos dois lados têm mantido conversas diárias por telefone. Segundo ele, as teleconferências são necessárias para estabelecer um cessar-fogo e novos corredores humanitários. Esses corredores salvaram mais de 130 mil pessoas em seis dias, de acordo com Zelensky. 

Negociações pelo fim da guerra devem continuar na terça (15) Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS