plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ATAQUE RUSSO

Morre grávida atingida em maternidade na Ucrânia

A mulher estava prestes a dar à luz quando foi vítima de um ataque russo em uma maternidade em Mariupol, sul da Ucrânia

Imagem ilustrativa da notícia Morre grávida atingida em maternidade na Ucrânia camera Bombardeio à maternidade aconteceu no dia 9 desse mês | Reprodução

Pelo menos 17 mulheres e crianças ficaram feridas após um ataque russo à maternidade e a um hospital infantil na cidade de Mariupol, sul da Ucrânia, no último dia 9 desse mês. Imagens do local indicam que a área ao lado do prédio foi atingida por artilharia ou por aviões, sendo considerada uma “destruição colossal”.

Naquele triste dia, a imagem de uma mulher grávida e ensanguentada sendo socorrida em meio aos escombros rodou o mundo e se tornou um dos símbolos do ataque ao hospital, descrito por autoridades ucranianas como um crime de guerra.

+ Ucraniana de 9 anos perde braço ao ser alvejada por russos

+ Gafe: Guedes diz que Brasil está pronto para 2ª Guerra

De acordo com a Agência Associated Press, a mulher foi levada a outro hospital , ainda próximo ao fronte de batalha, com ferimentos graves na pélvis e no quadril. Os médicos fizeram uma cesariana, mas o bebê já estava morto.

Um cirurgião, ao perceber que estava perdendo o bebê, a mulher chegou a gritar: "Me matem agora". Ela foi submetida a técnicas de ressuscitação, mas não resistiu aos ferimentos. Os médicos disseram que não tiveram tempo de pegar o nome da mãe e do bebê, e ela foi identificada pelo marido após o falecimento.

Ainda de acordo com a agência de notícias, a mulher era uma de três gestantes que foram identificadas como vítimas do ataque à maternidade. As outras duas e seus respectivos bebês sobreviveram. A equipe médica disse ainda que se sentia grata porque, apesar da tragédia, a mulher não foi enterrada em uma vala comum.

RÚSSIA SE MANIFESTA

A Rússia justificou o ataque dizendo que extremistas ucranianos usavam a maternidade como esconderijo, e disse que não havia médicos e pacientes no local. Jornalistas, porém, viram e relataram uma série de feridos sendo resgatados às pressas, incluindo grávidas e crianças.

O Ministério da Defesa da Rússia negou, no dia seguinte, que suas tropas tenham bombardeado o local. Segundo a pasta, imagens de pessoas feridas e as acusações por parte de autoridades ucranianas fazem parte de uma "provocação encenada".

O chanceler russo, Serguei Lavrov, descreveu como "patéticas" as alegações de ataque. Ele afirma que, ao contrário do que foi dito por Kiev, o prédio atacado estava sem pacientes há dias e vinha sendo ocupado por soldados ucranianos.

A embaixada da Rússia no Reino Unido fez uma série de publicações no Twitter e no Facebook chamando o bombardeio da maternidade de "fake news". O material, contudo, foi removido pelas plataformas. Uma das postagens trazia imagens com uma tarja vermelha com a palavra "fake" (falso) e dizendo que a maternidade servia de base para a resistência ucraniana contra as forças russas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias