plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
GUERRA

Zelenskiy desabafa e diz que o mal voltou à Ucrânia

Enquanto segue defendendo o país da invasão da Rússia, presidente da Ucrânia diz que o país vencerá.

Imagem ilustrativa da notícia Zelenskiy desabafa e diz que o mal voltou à Ucrânia camera O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky | ( Reprodução Facebook)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse neste domingo (8) que o mal havia retornado à Ucrânia, mas que Kiev prevalecerá, em um discurso emocionado no momento que a Europa marca a rendição da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

A invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro, que já matou milhares e deslocou milhões de pessoas, terminou 77 anos de paz, disse ele no Dia da Memória e Reconciliação da Ucrânia. A Ucrânia lutou ao lado da Rússia como parte da União Soviética na Segunda Guerra Mundial.

Papa diz querer visitar Putin após novo ataque russo

Seu discurso em vídeo, gravado em frente a edifícios de apartamentos carbonizados por ataques de mísseis russos, aconteceu um dia antes do líder do Kremlin, Vladimir Putin, comemora a vitória soviética com um vasto desfile militar. "A escuridão voltou à Ucrânia décadas após a Segunda Guerra Mundial. O mal voltou", disse Zelenskiy. "De uma forma diferente, sob slogans diferentes, mas com o mesmo propósito"

"Nenhum mal pode escapar da responsabilidade, ele não pode se esconder em um bunker", disse.

O líder nazista Adolf Hitler passou os últimos dias de sua vida em um bunker em Berlim, onde cometeu suicídio nos últimos dias da guerra. Zelenskiy não nomeou Putin em todo seu discurso, mas usou uma linguagem firme para expressar seu horror perante a devastação.

Moscou chama suas ações de uma "operação especial" para desarmar a Ucrânia e livrá-la do que a Rússia chama de "nazistas" e do nacionalismo anti-russo fomentado pelo Ocidente.

A Ucrânia e o Ocidente dizem que a Rússia lançou uma guerra de agressão sem provocação e descartam a retórica sobre os nazistas como propaganda.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias