plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
OZ SUBMARINA

"Estrada de tijolos" é achada a 3 mil metros no mar do Havaí

Um vídeo compartilhado nas redes sociais, mostra a surpresa dos mergulhadores ao fazer a incrível descoberta

Imagem ilustrativa da notícia "Estrada de tijolos" é achada a 3 mil metros no mar do Havaí camera Durante a expedição oceânica Nautilus, os pesquisadores se depararam com algo que se parecia com a estrada de tijolos amarelos. | Divulgação/ EVNautilus

Membros da expedição oceânica Nautilus ficaram surpresos com algo inusitado que encontraram a três mil metros de profundidade no Havaí. Ao explorar a cordilheira submarina Liliʻuokalani, os pesquisadores se depararam com algo que se parecia com a estrada de tijolos amarelos semelhante ao que foi retratada em "O Mágico de Oz". Seriam ruínas de alguma cidade submersa perdida?

Um vídeo mostra a surpresa dos mergulhadores ao fazer a descoberta. "É o caminho para Atlântida", diz um pesquisador pelo rádio. "É a estrada de tijolos amarelos?" pergunta outra pessoa. "Isso é bizarro", acrescentou outro membro da equipe.

Na verdade, a "estrada" não é fruto de mãos humanas, mas um fenômeno natural resultante de geologia vulcânica antiga. Segundo os especialistas, o que parece um pedaço de leito de lago seco são depósitos vulcânicos conhecidos como hialoclastitos. Esse tipo de rocha, formado pela fragmentação da lava, é encontrado onde erupções de alta energia despejam detritos no fundo do mar.

Mas por que os hialoclastitos encontrados pela expedição se assemelham a uma estrada de tijolos amarelos? “As fraturas peculiares em ângulo de 90 graus provavelmente estão relacionadas ao estresse de aquecimento e resfriamento resultantes de várias erupções nesta margem”, disseram os cientistas.

VEJA O VÍDEO:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias